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Title: Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado
Other Titles: Brazilian higher education: analysis of the Private Higher Education Institutions tandem by State policies
Authors: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Vasconcelos, Natalia Veloso Caldas de
Furukava, Marciano
Hékis, Hélio Roberto
Pereira, Flávia Aparecida Barbosa
Keywords: Educação superior;Avaliação;Instituições Privadas
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação CESGRANRIO
Citation: QUEIROZ, F. C. B. P.; QUEIROZ, J. V.; VASCONCELOS, N. V. C.; FURUKAVA, M. ; HÉKIS, H. R. ; PEREIRA, F. A. B. . Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 21, p. 349-370, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000200009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em 21 jul. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000200009
Portuguese Abstract: O artigo analisa as transformações ocorridas no ensino superior brasileiro, tomando como eferência a base de dados do INEP, e a dinâmica das Instituições Privadas de Ensino Superior em assimilar rapidamente as políticas de Estado voltadas para a Educação Superior. Tem como objetivo apresentar a evolução do ensino superior no Brasil, em especial a graduação, com destaque para as modificações introduzidas nas políticas públicas a partir dos anos 2000 e que afetaram este nível de ensino. A fundamentação teórica foi pautada em debater a origem e a evolução do ensino superior no Brasil, o descompasso entre a oferta e a demanda de vagas no ensino superior brasileiro e as Políticas públicas implementadas no ensino superior a partir dos anos 2000. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quanti-qualitativa. Os resultados encontrados evidenciam que o crescimento das vagas no ensino superior vem apresentando sinais de esgotamento, ocorrendo uma ociosidade no sistema que se manifesta nas vagas não preenchidas nos processos seletivos. As políticas públicas têm um papel fundamental de ajustar a demanda e a oferta, uma vez que há indícios que a renda é um dos grandes inibidores do preenchimento das vagas e da taxa de sucesso
Abstract: The article analyzes the changes in the Brazilian higher education, taking as reference the database of the INEP, and the dynamics of Private Institutions of Higher Education in quickly assimilate state policies focused on higher education. Aims to present the evolution of higher education in Brazil, especially graduation, highlighting the changes made in public policy from the 2000s and that affected this level of education. The theoretical framework was based on discussing the origin and evolution of higher education in Brazil, the gap between supply and demand for places in higher education and the Brazilian public policies implemented in higher education from the 2000s. Concerning the methodological aspects, it is a descriptive research quantitative and qualitative approach. The results show that the growth of enrollment in higher education has been showing signs of exhaustion, causing a idle system manifested in the various courses without demand in selection processes. Public policies have a key role to adjust supply and demand, since there is evidence that income is a major inhibitor of filling vacancies and success rate
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29698
ISSN: 1809-4465
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