Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29731
Title: Adoção às práticas de qualidade pelas concessionárias automotivas situadas em Natal/RN
Authors: Farkat, Jamil
Sousa, Kleber
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Hékis, Hélio Roberto
Keywords: Práticas de qualidade;Sistemas de gestão de qualidade;Concessionárias Automotivas Brasileiras
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Paraná
Citation: HÉKIS, H. R.; SOUSA, K. C.; QUEIROZ, F. C. B. P.; QUEIROZ, J. V.. Adoção às práticas de qualidade pelas concessionárias automotivas situadas em Natal/RN. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 1, p. 1-15, 2013. Disponìvel em: https://revistas.ufpr.br/relainep/article/view/30246. Acesso em: 22 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v1i1.30246
Portuguese Abstract: Este estudo objetivou identificar o nível de adoção das práticas de qualidade e a utilização de sistemas de gestão de qualidade em 22 concessionárias de veículos situadas em Natal/RN. Para tanto a metodologia Survey foi utilizada como instrumento de coleta estruturado em uma escala "Likert" e aplicado aos Gerentes Operacionais de cada organização, possibilitando responder o objetivo proposto. Os resultados demonstraram que 20 concessionárias obtiveram nível de adoção as práticas de qualidade entre quatro "bom" e cinco "muito bom", destas 17 adotam sistemas de gestão da qualidade. Conclui-se que a maioria destas organizações possuem níveis de qualidade satisfatórios, tendo a alta direção comprometida a desenvolver e aplicar políticas de qualidade, realizando melhorias necessárias nos processos, buscando garantir conformidade de seus produtos e aumentar a satisfação de seus clientes. Portanto acredita-se que as concessionárias de Natal/RN estão prontas e capacitadas a oferecer produtos e serviços de qualidade mundial
Abstract: This study aimed identifies the level of adoption of quality practices and use of quality management systems in 22 automotive dealerships located in Natal/RN. The Survey methodology was used, with a questionnaire based on a Likert scale. This instrument was applied to Operational Managers of each organization, enabling answer both objectives outlined. The results showed that 20 dealers obtained level of adoption practices in quality between 4 "good" and 5 "very good" and 17 of these organizations adopt quality management systems. Concludes that most of these organizations have satisfactory levels of quality, having top management engaged to develop and implement quality policies, making necessary improvements in processes, seeking to ensure compliance of their products and increase customer satisfaction. Therefore it is believed that the automotive dealerships Natal/RN are ready to offer a world class products and services
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29731
ISSN: 2317-6792
2317-4846
Appears in Collections:CT - DEB - Artigos publicados em periódicos
CT - DEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdoçãoPráticasQualidade_Hékis_2013.pdf797,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons