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Title: Análise do perfil dos alunos ingressantes em cursos de graduação a distância para a tomada de decisões: O caso do Curso de Administração Pública da UFRN
Other Titles: Analyze the profile of students entering graduation courses in the distance to decision making: the case of public administration course UFRN
Authors: Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de
Queiroz, Jamerson Viegas
Souza, Ricardo Pires de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Hékis, Hélio Roberto
Keywords: Gestão organizacional;Gestão Universitária;Educação a Distância
Issue Date: Dec-2011
Publisher: Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
Citation: OLIVEIRA, L. A. B.; QUEIROZ, J. V.; SOUZA, R. P.; QUEIROZ, F. C. B. P.; HÉKIS, H. R.. Análise do perfil dos alunos ingressantes em cursos de graduação a distância para a tomada de decisões: o caso do Curso de Administração Pública da UFRN. Paidéi@ (Santos), v. 3, p. 1-23, 2012. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/208. Acesso em: 31 ago. 2020.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objetivo verificar o perfil dos alunos ingressantes no curso a distância de Administração Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Justifica-se tal estudo dado o contexto atrelado a tomada de decisão nas organizações, que no caso das Instituições de Ensino Superior, tornam-se mais complexas devido a missão atribuída a elas. O artigo justifica-se, ainda, pela forte e rápida expansão dos cursos de graduação a distância, onde tornam-se cada vez mais necessários estudos científicos que corroborem com a gestão desses cursos. Para tanto, a metodologia caracteriza-se como indutiva, utilizando pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo aplicado na SEDIS (Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) especificamente no curso de graduação em Administração Pública. A população alvo foi composta por 420 elementos, caracterizando como uma pesquisa censitária; 180 respostas obtidas, correspondendo a 42,8% dos discentes do curso. Os resultados do estudo apontam que a maior parte dos discentes é oriundo de escolas públicas e concluíram o ensino médio antes de 2004. Pouco mais da metade dos respondestes já ingressaram em outro curso de graduação e que a falta de qualificação implica em uma renda bruta de até dois salários mínimo. Os resultados indicam, ainda, que a flexibilidade proporcionada pelo curso a distância foi o principal motiva pela escolho do curso na modalidade EAD e que 70% dos discentes residem a mais de 100 quilômetros do polo presencial. Conclui-se que conhecer o perfil dos discentes de um curso de graduação a distância, assim como no presencial, é de grande relevância para os coordenadores e professores para as atividades de gestão acadêmica
Abstract: The present study aims to determine the profile of students entering the course the distance of Public Administration at the Federal University of Rio Grande do Norte. Such a study is justified given the context attached to the decision making in organizations, which in the case of higher education institutions become more complex because the mission assigned to them. The article is justified also by the strong and rapid expansion of undergraduate courses at a distance, which become increasingly necessary scientific studies that attest to the management of courses. For this purpose, the methodology is characterized as inductive, using exploratory and descriptive, qualitative approach, applied in SEDIS (Department of Distance Education, Federal University of Rio Grande do Norte) specifically in the graduate in Public Administration. The target population consisted of 420 elements, characterized as a census survey, 180 responses, representing 42.8% of the students of the course. The study results indicate that most students are from public schools and graduated from high school before 2004. Slightly more than half answered already enrolled in another degree course and the lack of qualification implies a gross income of up to two minimum wages. The results also show that the flexibility offered by distance learning course was the main reason for choosing the course in distance education mode and 70% of students reside more than 100 miles from the pole face. We conclude that the students know the profile of a graduate course in the distance, as well as the face, is of great relevance for teachers and coordinators for the activities of academic management
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29933
ISSN: 1982-6109
Appears in Collections:CT - DEB - Artigos publicados em periódicos
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