Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29941
Title: Contribuição dos sistemas integrados de gestão para as práticas de ensino e aprendizagem
Other Titles: Contribution of integrated systems management practices for teaching and learning
Authors: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Hékis, Hélio Roberto
Queiroz, Jamerson Viegas
Oliveira, Lucas Ambrósio B. de
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
Keywords: Gestão Universitária;Sistemas de gestão;Ensino
Issue Date: 19-Jul-2012
Publisher: Faculdades Integradas Campos Salles (FICS)
Citation: QUEIROZ, F. C. B. P.; HÉKIS, H. R.; QUEIROZ, J. V.; OLIVEIRA, L. A. B.; VASCONCELOS, N. V. C.. Contribuição dos Sistemas Integrados de Gestão para as Práticas de Ensino e Aprendizagem. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, p. 45, 2012. Disponível em: http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/24. Acesso em: 31 ago. 2020. https://doi.org/10.22287/ag.v1i9.24
Portuguese Abstract: Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância que um sistema de gestão tem para uma IES, e como este sistema, pode colaborar com as práticas de ensino e aprendizagem, e isto será feito através de um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como justificativa para o estudo temos a universidade como um ambiente nos quais muitas pessoas tem pouco tempo para desenvolver as atividades, o uso de ferramentas evoluídas tecnologicamente, neste caso o sistema de gestão, facilitaria bastante o cotidiano das pessoas. A problemática de pesquisa gira em torno do seguinte questionamento: como um sistema de informação pode contribuir para as práticas de ensino. A metodologia empregada consistiu em duas etapas, revisão bibliográfica e estudo de caso. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sendo que o objeto de estudo foi o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o (SIGAA). Os resultados encontrados evidenciaram a importância de um sistema de gestão para a prática do ensino e aprendizagem, e isso foi feito através da descrição do sistema de informação, mostrando a utilidade de seus módulos. A conclusão que pode ser feita é que o sistema de informação integrado a gestão universitária, envolve processos mutuamente dependentes de credibilidade, agilidade e recuperação rápida das informações, colaborando também para o relacionamento professor-aluno, tornado os processos mais eficientes
Abstract: This article aims to highlight the importance of a management system for an HEI has, and how this system can work with the practices of teaching and learning, and this will be done through a case study at F e d e r a l U n i v e r s i t y o f R i o G r a n d e do North. As justification for the study have the university as an environment in which many people have little time to develop the activities, the use of technologically advanced tools, case management system, greatly easing the daily lives of people. The issue of research revolves around the question: as an information system can contribute to teaching practices. The methodology used consisted of two phases, literature review and case study. At the Federal University of Rio Grande do Norte and the object of which was to study the Integrated Management of Academic Activities, the (follow). The results showed the importance of a management system for the practice of teaching and learning, and this was done through the description of the information system, showing the usefulness of its modules. The conclusion that can be made is that the integrated information system to the university administration, involves mutually dependent processes of credibility, agility and quick retrieval of information, also contributing to the teacher-student relationship, making processes more efficient
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29941
ISSN: 2316-3852
Appears in Collections:CT - DEB - Artigos publicados em periódicos
CT - DEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuiçãoSistemasIntegrados_Hékis_2012.pdf372,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons