Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30067
Title: EAD na Escola Operacional da Força Aérea Brasileira - GITE: design instrucional para produção de materiais didáticos para cursos a distância
Authors: Nóbrega, Edith Cristina da
Keywords: Educação a distância;Material didático;Design instrucional;Militar
Issue Date: 23-Jun-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NÓBREGA, Edith Cristina da. EAD na Escola Operacional da Força Aérea Brasileira - GITE: design instrucional para produção de materiais didáticos para cursos a distância. 2020. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: A Educação a Distância (EAD) possibilita uma nova forma de acesso à Educação e proporciona a democratização do ensino. Considerando o crescimento da EAD no cenário educacional, a Força Aérea Brasileira (FAB) têm buscado aperfeiçoar o sistema de ensino. Nesse contexto, foi iniciado um trabalho de transposição didática de curso presencial para curso a distância, no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), uma das escolas da FAB. Durante o percurso, os conteudistas apresentaram dificuldades em produzir materiais didáticos para EAD. Diante desse fato, a pesquisa está centrada em aprimorar o processo de desenvolvimento de produção de material didático para EAD para cursos militares. Definiu-se como objetivo geral da pesquisa elaborar um modelo de design instrucional para produção de material didático para cursos a distância no GITE da Força Aérea Brasileira. Os objetivos específicos foram assim delineados: analisar o atual processo de produção de material didático do GITE; investigar os procedimentos adotados pelos conteudistas na elaboração do material didático do GITE; desenvolver um modelo para produção de materiais didáticos para o GITE, baseado no design instrucional; e propor um curso sobre elaboração de material didático para os conteudistas do GITE. A metodologia da pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa caracterizada como descritiva aplicada. Para obtenção de dados, optou-se pelo uso de entrevista semiestruturada, grupo focal, análise dos materiais didáticos para EAD produzidos pela escola militar e análise das críticas dos alunos que utilizaram os materiais didáticos do lócus da pesquisa. A interpretação do material coletado seguiu os princípios da análise de conteúdo. Como resultado desta pesquisa foi elaborado um modelo para produção de materiais didáticos baseado no design instrucional e um curso virtual sobre elaboração de material didático para cursos a distância. Os produtos contribuem com a formação dos conteudistas do GITE e propicia a qualidade dos materiais didáticos. O modelo de produção de materiais didáticos e o curso proposto podem ser aplicados no GITE, nas diversas Unidades da FAB, como também no âmbito civil.
Abstract: Distance Education (DE) enables a new form of access to Education while providing its democratization. Considering the growth of DE in the educational scenario, the Brazilian Air Force (FAB) has sought to improve its education system. In this context, didactic work has been started in order to shift course formats from the face-to-face to the distance learning, comprising the Tactical and Specialized Instruction Group (GITE), one of the FAB schools. During the course, the content developers have shown difficulties in producing didactic materials for distance learning. Given this fact, this research is focused on improving the process of developing the production of teaching material for the distance education of military courses. The general objective of the research was to elaborate an instructional design model for the production of the didactic material of the Brazillian Air Force GITE distance courses. The specifics goals were outlined as: to analyze the current process of producing educational material from GITE; investigate the procedures adopted by the content developers in the preparation of the GITE teaching material; develop a model for the production of teaching materials for GITE, based on instructional design; and to propose a course on the elaboration of didactic material for the content of GITE. The research methodology presents a qualitative approach characterized as applied descriptive. To obtain data, the following procedures were adopted: semi-structured interview, focus group, analysis of the didactic materials for distance education produced by the military school, and analysis of the criticisms of the students who used such didactic materials. The interpretation of the collected material followed the principles of content analysis. As a result of this research, a model was developed for the production of teaching materials based on instructional design and a virtual course on the development of teaching material for distance learning courses. The products contribute to the training of GITE content and provide the quality of teaching materials. The model for the production of teaching materials and the proposed course can be applied at GITE, in the various FAB Units, as well as in the civil sphere.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30067
Appears in Collections:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EADEscolaOperacional_Nobrega_2020.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.