Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30220
Título: Atenção a saúde no diabetes mellitus na perspectiva da estratégia de saúde da família: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Roberta Karline Lins
Medeiros Junior, Antônio
Palavras-chave: Saúde da família;Diabetes mellitus;Promoção à saúde;Atenção primária à saúde
Data do documento: 2015
Referência: SILVA, Roberta Karline Lins; MEDEIROS JUNIOR, Antônio. Atenção a saúde no diabetes mellitus na perspectiva da estratégia de saúde da família: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 6, p. 152-167, 2015. ISSN 19824785. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2542/2268. Acesso em: 06 abr. 2018.
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de analisar as práticas inseridas na atenção à saúde no Diabetes Mellitus, no contexto da Estratégia de Saúde da Família, relatadas na literatura científica multidisciplinar. Para isso foram buscados artigos nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF), no período de 2003 a 2013. Os resultados mostraram que as principais ações e medidas são busca ativa, formação de grupos de diabéticos, acompanhamento do Hiperdia, práticas assistenciais, educativas e medidas de controle da doença. Dentre as encontradas destaca-se a formação de grupos, onde foi possível realizar a promoção à saúde do portador de diabetes e consequentemente o controle da doença. Observa-se a necessidade de relatar mais experiências exitosas ou não de práticas e medidas executadas pelas equipes de saúde dentro da atenção ao portador de diabetes para contribuir numa melhor assistência deste na atenção básica
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30220
ISSN: 19824785
Aparece nas coleções:CCS - DSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtencaoSaudeDiabetesMellitus_Silva_2015.pdf478,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.