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Title: A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
Other Titles: Creativity in architectural design: an exploratory study in Final Graduation Works at CAU-UFRN
Authors: Souza, Natalya Cristina de Lima
Keywords: Criatividade;Projeto arquitetônico;Trabalho final de graduação;Percepção ambiental
Issue Date: 2-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Natalya Cristina de Lima. A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: A compreensão contemporânea de criatividade como uma habilidade que pode ser aprendida, treinada e aperfeiçoada através da prática, contribuiu para o crescente interesse pelo tema entre pesquisadores de diversas áreas e para a disseminação de sua discussão a partir de contextos variados. No campo da Arquitetura e Urbanismo (AU), embora a literatura sobre a criatividade também siga essa tendência, os estudos ainda exploram pouco a integração entre as percepções dos estudantes e professores sobre o processo criativo inerente ao projeto arquitetônico. Isto é especialmente evidente entre aqueles que estão realizando o Trabalho Final de Graduação (TFG), atividade individual e com regulamentação específica nos Cursos de AU (CAUs) brasileiros. Assim sendo, o objeto dessa pesquisa relaciona o processo criativo e os TFGs de projeto arquitetônico na percepção de formandos e orientadores, a partir das seguintes questões: de que maneira a criatividade se relaciona com o processo de projeto arquitetônico durante a elaboração do TFG? Como as regulamentações do TFG influenciam na atividade criativa e discussão de ideias? Que aspectos do macro e microambiente afetam a criatividade dos estudantes? Entendendo-se, com base na literatura, que os aspectossocial, físico, temporal e cultural do ambiente atuam sobre o processo criativo (em suas diversas modalidades), a dissertação tem como objetivo principal compreender como a criatividade se insere no processo de elaboração dos TFGs de projeto arquitetônico, tendo como base a percepção de formandos/as e orientadores/as da graduação do CAUUFRN. Considerando a complexidade e a flexibilidade da atividade propositiva no campo do projeto arquitetônico, a investigação assumiu caráter exploratório, correspondendo a um estudo de caso que adotou abordagem multimétodos, integrando instrumentos que capturam o ponto de vista dos participantes (questionário e entrevistas) e averiguam o contexto ambiental (observação, registro fotográfico e mapa mental). Participaram da pesquisa 20 estudantes e 15 professores. Os resultados retratam:suas compreensões sobre a criatividade (com respostas comuns aos dois grupos e em conformidade com a bibliografia recente do processo em arquitetura); suas opiniões sobre as avaliações do TFG (revelando principalmente a importância da avaliação parcial diante da discussão das ideias, aspectos gráficos do trabalho e motivacionais ou de bloqueio criativos) e suas percepções sobre aspectos sócio físicos do macro e microambiente criativo (quanto a adaptação à cultura da época e vantagens/desvantagens observadas nos espaços de produção coletiva e individual). A pesquisa prezou a convergência entre o entendimento dos participantes e a literatura atual, o que valida o percurso metodológico adotado e oferece bases para novos estudos na área.
Abstract: The contemporary understanding of creativity as a skill that could be learned, trained and refined through practice has contributed to a growing interest in the topic among researchers from diverse fields, and for the dissemination of their discussion from varied contexts. In the field of Architecture and Urbanism (AU), although the literature on creativity also follows this trend, studies still explore little the integration between the students' and teachers’ perceptions of the creative process in architectural design. This is especially apparent among those who are making the Final Graduation Work (acronym, in Portuguese: TFG), individual activity with specific regulation for the Brazilian Architecture and Urbanism Courses(acronym, in Portuguese: CAU). Therefore, the object of this research relates the creative process and the architectural design TFGs in the perception of final year students and their advisors, based on the following questions: how does creativity relate to the architectural design process during the elaboration of the TFG? How do TFG regulations influence creative activity and discussion of ideas? What aspects of the macro and microenvironment affect students' creativity? Understanding, based on the literature, that the social, physical, temporal and cultural aspects of the environment influence the creative process (in its various modalities), the main objective of the dissertation is to understand how creativity inserts in the TFGs elaboration process of the architectural design, based on the perception of final year students and their graduation advisors of CAU-UFRN. Considering the complexity and flexibility of the purposive activity in the architectural project field, the research assumed an exploratory character, corresponding to a case study that adopted a mixed-methods approach, integrating instruments that captured the participants' point of view (questionnaire and interviews) and investigated notions of environmental perception (observation, photographic registers and mind map). Twenty students and fifteen teachers participated in the research. Results indicate: their understanding of creativity (with common answers of both groups and in accordance with the recent bibliography of process in architecture), their opinions on the evaluations of the TFG (mainly revealing the importance of the partial evaluation on the discussion of ideas, graphics work and motivational aspects or creative block) and their perceptions of socio-physical aspects of the macro and micro creative environment (as to the adaptation to the culture of the time and advantages / disadvantages observed in the spaces of collective and individual production). The research valued the convergence between the participants' understanding and the current literature, which validates the methodological path adopted and provides the basis for further studies in the area.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30247
Appears in Collections:PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

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