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Título: Auditoria operacional: uma proposta de avaliação do desempenho da Gestão de Ensino do Instituto Federal de Sergipe
Autor(es): Batista, Fernando Augusto de Jesus
Orientador: Araújo, Maria Arlete Duarte de
Palavras-chave: Auditoria interna;Auditoria operacional;Avaliação de desempenho;Gestão de ensino
Data do documento: 27-Jul-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BATISTA, Fernando Augusto de Jesus. Auditoria operacional: uma proposta de avaliação do desempenho da Gestão de Ensino do Instituto Federal de Sergipe. 2020. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Este projeto de intervenção tem como objetivo apresentar uma proposta para implementação da auditoria operacional no Instituto Federal de Sergipe, para a atividade de ensino, haja vista o diagnóstico da ausência desse tipo de trabalho nas ações desenvolvidas pela Unidade de Auditoria Interna da entidade. Utilizando-se da estratégia da pesquisa-ação, o projeto foi desenvolvido em duas fases: o diagnóstico da situação atual, compreendendo a forma de atuação da Audint/IFS, especialmente no que concerne à avaliação do desempenho da gestão de ensino da entidade, e a construção de procedimentos a serem adotados para a proposta de melhoria, através de instrumentos que permitam a realização de auditoria operacional, em complementariedade à auditoria de conformidade. Foram realizadas pesquisa documental, bibliográfica, bem como, coleta de dados através de entrevista com gestores estratégicos da área de ensino. Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise documental e de análise de conteúdo. O projeto de intervenção conclui com a proposição de indicadores para aferição de desempenho, instrumentos para realização de auditoria operacional, definição de competências dos atores envolvidos com a produção de indicadores de desempenho, definição das etapas de trabalho da Audint e os mecanismos de avaliação da proposta de intervenção.
Abstract: This intervention project aims to present a proposal for the implementation of operational auditing at the Federal Institute of Sergipe, for the teaching activity, in view of the diagnosis of the absence of this type of work in the actions developed by the Internal Audit Unit. Using the action research strategy, the project was developed in two phases: the diagnosis of the current situation, including the way in which Audint/IFS works, especially with regard to assessing the performance of the entity's teaching management, and the construction of procedures to be adopted for the improvement proposal, through instruments that allow the performance of an operational audit, in addition to the compliance audit. Documentary and bibliographic research were carried out, as well as data collection through interviews with strategic managers in the teaching area. For data analysis, the techniques of document analysis and content analysis were used. The intervention project concludes with the proposal of indicators to measure performance, instruments for conducting performance audits, definition of competencies of the actors involved with the production of performance indicators, definition of Audint work steps and the mechanisms for evaluating the intervention proposal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30322
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