Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30351
Title: Desenho animado com uso do celular: praticando arte com tecnologia na escola
Other Titles: Cartoon with cell phone: practicing art and technology at school
Authors: Borges, Luiz Antonio Dias
Advisor: Born, Rodrigo Montandon
Keywords: Desenho com uso de celulares;Tecnologia em sala de aula;Animação 2D digital com celular;Arte-educação
Issue Date: 13-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BORGES, Luiz Antonio Dias. Desenho animado com uso do celular: praticando arte com tecnologia na escola. 2020. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: A presente dissertação analisa o uso da tecnologia e da arte dentro da sala de aula através do desenho animado criado por celular e tablets, desenvolvido a partir de técnicas atreladas aos dispositivos que os alunos utilizam em seu dia a dia. O uso dos aparelhos tecnológicos muitas vezes é visto de forma negativa pelo corpo docente das instituições, no entanto, dependendo do direcionamento, pode ajudar na descoberta de novos conhecimentos com conexões imediatas com a comunidade escolar e até fora dela. O texto apresenta também softwares usados nos celulares para se fazer animação e como foram usufruídos na sala de aula. O trabalho é desenvolvido a partir de experiência no laboratório de informática da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho Mousinho que foi a principal fonte de pesquisa. O objetivo é analisar a produção de desenhos animados criados por uma turma de 30 alunos das 1ªs séries do Ensino Médio, em uma oficina de animação desenvolvida por celulares e tablets, evidenciando maneiras de estender o aproveitamento dessas ferramentas para aulas de Arte. Para o conjunto de teóricos utilizados na pesquisa, tem destaque Sérgio Silveira (2004) e José Moran (2000), quanto ao uso da tecnologia em sala de aula de forma livre e as conexões possíveis quanto ao uso desta na contemporaneidade; Paulo Freire (2002) e Edgard Morin (2005) pensando na aquisição de conhecimento tanto na sala de aula e na busca da autonomia dos nossos alunos em termos educacionais; assim como, Ana Mae Barbosa (2010) pelo teor artístico na educação; Jorge Bondia (2002) e Maria Cláudia Gomes (2017) nas busca da experiência em aulas de animação; entre outros autores que, de alguma forma, elucidam o ensino das artes e da tecnologia.
Abstract: This dissertation analyzes the use of technology and art within the classroom through the cartoon created by cell phones and tablets, developed from techniques that are in the devices that students use in their daily lives. The use of technological devices is often seen in a negative way, however, depending on the direction, it can help in the discovery of new knowledge with immediate connections with the school community and even outside it. Te text also analyze the difficulties that have regarding new technologies linked to students and teachers, the possible software to make art, in the case animation and the usability of these programs and devices. The work was developed from experience in the computer lab of the State School Ana Júlia de Carvalho Mousinho that was the main source of research. The objective is to analyze the production of cartoons created by a group of 30 students from the 1st grade of High School, in an animation workshop developed by cell phones and tablets, showing ways to extend the use of these tools to art classes. For the set of theorists used in the research, prominence for Sérgio Silveira (2004) and José Moran (2000), regarding the use of technology in the classroom in a free form and the possible connections regarding its use in contemporary times; Paulo Freire (2002) and Edgard Morin (2005) thinking about the acquisition of knowledge both in the classroom and in the search for the autonomy of our students in educational terms; as well as Ana Mae Barbosa (2010) for the artistic content in education; Jorge Bondia (2002) and Maria Cláudia Gomes (2017) in search of experience in animation classes; among other authors who, in some way, elucidate the teaching of the arts and technology.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30351
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenhoanimadouso_Borges_2020.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.