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Title: A contribuição das práticas integrativas e complementares no processo de inclusão
Authors: Sampaio, Ana Tânia Lopes
Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso
Custódio, Débora Karla Sampaio Alves
Brito, Gustavo André Pereira de
Keywords: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde;Educação de Crianças;Educação inclusiva
Issue Date: Nov-2016
Citation: SAMPAIO, Ana Tânia Lopes et al. A contribuição das práticas integrativas e complementares no processo de inclusão In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016. Campina Grande. Anais eletrônicos... Paraiba. Disponível em:<http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/anais.php>. Acesso em: 11 abr. 2018.
Portuguese Abstract: Trata-se de um relato de experiência, que faz parte de uma pesquisa de campo iniciada em setembro do ano de 2015 realizada em um CEMEI do município de Natal/RN cujo foco principal é o de avaliar a utilização das Práticas Integrativas Complementares em Saúde como ferramentas facilitadoras para uma educação inclusiva, podendo destacar crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos e seus respectivos educadores como protagonistas da pesquisa. Realizou-se uma pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa, apresentando duas categorias de análise: Práticas Corporais Transdisciplinares e as Vivências Lúdicas Integrativas. A educação está vinculada à formação do sujeito para a vida em toda a sua inteireza a educação inclusiva parte da necessidade de um processo de reestruturação nos âmbitos políticos, sociais e educacionais pautada na compreensão e respeito a diversidade, complexidade e singularidade do sujeito. As Práticas Integrativas e Complementares surgem como novas possibilidades para a vivência e consolidação da transdisciplinaridade, e internalização da educação como processo formativo, no qual professores e educandos, são compreendidos em sua especificidade e totalidade. Na educação inclusiva, mais especificamente, essas práticas são utilizadas como forma de aprimorar a percepção da criança sobre si e sobre o outro, respeitando as diferenças e a diversidade. Elas permitem que as mesmas se tornem sujeitos do processo formativo de maneira significativa e criativa, desenvolvendo a interação e integração social e o agir de maneira lúdica e reflexiva
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30451
ISSN: 2359-2915
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