Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30506
Title: Crenças de professores sobre as habilidades no contexto escolar e a teoria histórico cultural
Authors: Núñez, Isauro Beltrán
Melo, Magda Maria Pinheiro de
Keywords: Crenças;Enfoque histórico-cultural;Habilidades
Issue Date: 4-Jan-2020
Publisher: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Citation: NÚÑEZ, Isauro Beltrán; Pinheiro de Melo, Magda Maria. Crenças de professores sobre as habilidades no contexto escolar e a teoria histórico cultural. Práxis Educacional (online), v. 16, p. 395-420, 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5129. Acesso em: 16 out. 2020. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.5129
Portuguese Abstract: A categoria habilidade, assim como a de competência, tem relevância na organização e no desenvolvimento do currículo na educação básica, por isso o interesse de se estudar o pensamento docente sobre o que são habilidades e sua formação. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza exploratória que identificou e caracterizou crenças de professores da educação básica de escolas públicas sobre as habilidades e a sua formação, no contexto escolar, considerando o papel desse tipo de conhecimento para a atividade profissional da docência. A pesquisa teve como referência as contribuições da teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotsky e alguns de seus seguidores. Como instrumento de coleta de dados foi usado um questionário normativo, de escala tipo Likert, convenientemente elaborado e validado pelos pesquisadores. Entre os resultados mais importantes, destaca-se um hiato no modelo de crenças dos professores em relação à matriz teórica de referência, destacando-se, em especial, o entendimento das habilidades como tipo de atividade que implica o domínio não consciente de sua estrutural operacional orientada à aplicação de conhecimentos, assim como apresentar a mesma estrutura das competências. Esse conhecimento das crenças dos professores sobre o referido domínio da atividade profissional é um elemento chave que deve ser levado em conta nos programas de formação e de desenvolvimento profissional dos docentes
Abstract: The category “ability”, as well as “competence”, has relevance in the organization and development of the curriculum in basic education, so the interest of studying the teachers' thinking about what are abilities and their training. This article presents the results of an exploratory research that identified and characterized the beliefs of teachers in basic public school education about the abilities and their training in the school context, considering the role of this type of knowledge for the professional activity of teaching. The research had as reference the contributions of the Historical-Cultural theory of L. S. Vygotsky and some of its followers. For data collection instrument, the researchers conveniently prepared, validated and used a normative, Likert-type questionnaire. Among the most important results, it appears that, in the teachers' belief model, there is a gap with regard to the theoretical reference matrix, especially in the understanding of abilities as the type of activity that implies the non-conscious domain of its operational structure oriented to the application of knowledge, as well as that the abilities have the same structure as the competences. This knowledge of teachers' beliefs about the aforementioned field of professional activity is a key element that must be taken into account in teacher training and professional development programs
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30506
ISSN: 2178-2679
Appears in Collections:CE - DPEC - Artigos publicados em periódicos
CT - DCIV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UnifyingFramework_MELO.pdfArtigo432,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons