Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30509
Title: Como opinam os professores acerca da prova do Enem? o caso da disciplina biologia
Authors: Santiago, Heloiza Cristina Costa Felipe
Lopes, Francêsco de Araújo
Farias, Naisandra Bezerra da Silva
Dantas, Raelma Medeiros
Melo, Magda Maria Pinheiro de
Núñez, Isauro Beltrán
Keywords: Enem;Biologia;Ensino Médio;Biology;High School
Issue Date: 3-Apr-2020
Publisher: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
Citation: SANTIAGO, H. C. C. F.; LOPES, F. de A.; FARIAS, N. B. da S.; DANTAS, R. M.; MELO, M. M. P.; NÚÑEZ, I. B.. Como opinam os professores acerca da prova do Enem? o caso da disciplina biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 17615-17628, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8465/7301. Acesso em: 16 out. 2020. DOI:10.34117/bjdv6n4-072
Portuguese Abstract: O ENEM é uma avaliação nacional com objetivo de diagnóstico da educação básica no Brasil e via de acesso as universidades públicas a partir de 2009, dessa maneira influenciou no processo de ensino, refletindo em modificações nas ações discentes e principalmente na prática dos docentes de Biologia. A repercussão na Biologia, foi a gradual substituição de uma análise ambiental para uma abordagem interdisciplinar e socioambiental. O presente artigo procura analisar a opinião de professores de Biologia do Ensino Médio acerca das questões dessa disciplina nas provas do ENEM. Compreendendo o ENEM como um instrumento avaliativo dos estudantes que finalizam ou finalizaram o Ensino Médio, investigou-se a adequação do deste exame como instrumento avaliativo, a relação entre o conteúdo exigido no ENEM e o lecionado durante o ensino médio, o grau de dificuldade das questões de Biologia e as dificuldades dos alunos para resolução das questões de Biologia. A metodologia usada foi de caráter exploratório e descritivo, no que concerne as análises quantitativas e qualitativas dos dados, aplicou-se um questionário com questões formuladas previamente a um grupo de professores, possibilitando a coleta das respostas, em consonância irrestrita com o referencial teórico norteador. Nos resultados, se demonstra a inadequação do ENEM como instrumento avaliativo da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, somente parte dos conteúdos previstos no exame, que apresenta dificuldade média, principais dificuldades dos estudantes apontadas pelos docentes foram a aplicação dos conhecimentos científicos às situaçõesproblemas, interpretação de figuras, diagramas, tabelas, gráficos e compreender os enunciados das questões
Abstract: ENEM is a national assessment with the objective of diagnosing basic education in Brazil and providing access to public universities since 2009, thus influencing the teaching process, reflecting on changes in student actions and especially in the practice of Biology teachers. The repercussion in Biology was the gradual substitution of an environmental analysis for an interdisciplinary and socio-environmental approach. This article seeks to analyze the opinion of high school biology teachers about the issues of this discipline in the ENEM tests. Understanding ENEM as an assessment tool for students who finish or finish high school, the adequacy of this exam as an assessment tool was investigated, the relationship between the content required in ENEM and that taught during high school, the degree of difficulty of Biology questions and students' difficulties in solving Biology questions. The methodology used was exploratory and descriptive, with regard to quantitative and qualitative data analysis, a questionnaire was applied with questions previously formulated to a group of teachers, enabling the collection of answers, in unrestricted consonance with the guiding theoretical framework. The results demonstrate the inadequacy of ENEM as an assessment tool for the learning of high school students, only part of the content provided for in the exam, which presents medium difficulty, the main difficulties of students pointed out by teachers were the application of scientific knowledge to problem situations , interpretation of figures, diagrams, tables, graphs and understanding the statements of the questions
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30509
ISSN: 2525-8761
Appears in Collections:CB - DMOR - Artigos publicados em periódicos
CE - DPEC - Artigos publicados em periódicos
CT - DCIV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComoOpinamOsProfessores_MELO_2020.pdfArtigo236,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.