Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30659
Título: Os estudos feministas da ciência e da tecnologia no Brasil: reflexões sobre estilos e coletivos de pensamento
Título(s) alternativo(s): The feminist studies of science and technology in Brazil: reflections on styles and collective thinking
Autor(es): Cabral, Carla Giovana
Palavras-chave: Estudos Feministas da Ciência e da Tecnologia;Estilos e Coletivos de Pensamento
Data do documento: 21-Dez-2015
Editor: UFPB
Referência: CABRAL, C.. Os Estudos Feministas da Ciência e da Tecnologia no Brasil: reflexões sobre estilos e coletivos de pensamento. Revista Ártemis, [S.L.], v. 20, n. 2, p. 76-91, 18 dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/27047. Acesso em: 01 set. 2020. DOI 10.15668/1807-8214/artemis.v20n2p76-91
Resumo: Os Estudos Feministas da Ciência e da Tecnologia no Brasil constituem um campo que tem como uma de suas características a dispersão das publicações. Em um período de 30 anos, localizamos uma centena delas em mais de 50 programas de pós-graduação de 24 universidades públicas. Esse panorama nos mostra uma produção interdisciplinar: “educação em gênero, ciência e tecnologia” e “carreiras” e “trajetórias de pesquisadoras” se sobressaem como temáticas, configurando, entretanto, lacunas quanto a abordagens das relações étnicas e raciais. Segundo nossos estudos, há três momentos que marcam o campo dos estudos feministas da ciência e da tecnologia na direção do seu (re)conhecimento: a visibilidade no Seminário Internacional Fazendo Gênero; a implementação do Programa Mulher e Ciência; e a realização do VIII Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Gênero. Estudamos o processo do conhecimento na produção de pós-graduação da UFBA, onde encontramos um coletivo fortemente marcado pelo estilo de pensamento em ensino de ciências e gênero
Abstract: The Feminist Studies of Science and Technology in Brazil constitute a fi eld that has as one of its features to dispersion of publications. In a period of 30 years, we located a hundred of them in more than 50 graduate programs of 24 public universities. This scenario shows an interdisciplinary production: “gender in education, science and technology” and “career” and “researchers trajectories” stand out as theme, setting, however, gaps in the approaches of ethnic and race relations. According to our studies, there are three moments that mark the fi eld toward his (re) cognition: the visibility at the Seminário Internacional Fazendo Gênero; the implementation of the Women and Science Program; and the realization of the VIII Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Gênero.We study the process of knowledge production graduate of UFBA, where we fi nd a collective strongly marked by the style of thinking in science education and gender
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30659
ISSN: 1807- 4214
Aparece nas coleções:ECT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudosFeministasCiência_CABRAL_2015.pdf136,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons