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Título: Proposta de carta de serviço ao usuário para o Núcleo de Educação da Infância Colégio de Aplicação da UFRN (NEI/CAP-UFRN)
Autor(es): Santos, Ana Cleia Targino Dos
Orientador: Freire, Leonardo Oliveira
Palavras-chave: Carta de serviços ao usuário;Gestão pública;Eficiência;User service letter;Public management;Efficiency
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Ana Cleia Targino dos. Proposta de Carta de serviço ao usuário para o Núcleo de Educação da Infância Colégio de Aplicação da UFRN (NEI/CAP-UFRN). 2020. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Atualmente, muito se tem discutido sobre o acesso às informações nas organizações públicas e como estas estão gerindo os recursos disponíveis para uma prestação de serviço de qualidade. A maneira como os serviços são executados e ofertados é assunto de interesse público, e, portanto, requer transparência e facilidade de acesso à essas informações. A Administração Pública brasileira vem adotando formas de disponibilizar instrumentos de consulta e controle social. Dentre esses instrumentos, destaca-se a Carta de Serviço ao Usuário, regulada, atualmente, pelo Decreto Federal n. 9.094/2017 que tem por objetivo informar aos cidadãos quais são os serviços oferecidos por uma Organização Pública,bem como as formas de acessá-los. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é elaborar uma proposta de Carta de Serviços ao Usuário para o Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (NEI/CAp-UFRN). E a partir disso, verificar como a construção desse documento poderá contribuir para inserção de melhores práticas institucionais em consonância com os primados maiores do modelo Gerencial de Administração Pública. Como método de pesquisa, adotou-se a uma abordagem qualitativa com objetivo descritivo, e no que tange os procedimentos técnicos, o estudo caracteriza-se como pesquisa documental e de observação do pesquisador
Abstract: Currently, much has been discussed about access to information in public organizations and how they are managing the resources availableto provide a quality service. The way services are performed and offered is a matter of public interest, and therefore requires transparency and easy access to this information. The Brazilian Public Administration has been adopting ways of providing instruments for consultation and social control. Among these instruments, the User Service Charter stands out, currently regulated by Federal Decree no. 9.094 / 2017 that aims to inform citizens about the services offered by a Public Organization, as well as the ways to access them. Thus, the general objective of the research is to develop a proposal for a User Service Letter for the Núcleo de Educação da Infância, Application College of the Federal University of Rio Grande do Norte -UFRN (NEI/CAp-UFRN). Moreover, from that, check how the construction of this document can contribute to the insertion of better institutional practices in line with the greater primacy of the Managementmodel of Public Administration. As a research method, a qualitative approach with a descriptive objective was adopted, and concerning technical procedures, the study is characterized as documentary research and observation by the researcher
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30672
Aparece nas coleções:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

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