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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30691
Título: | Estudo sobre a matemática recreativa e sua inserção no ensino de matemática |
Autor(es): | Nunes, Eloisa Myrela de Araújo |
Orientador: | Morey, Bernadete Barbosa |
Palavras-chave: | Educação Matemática;Ensino e aprendizagem de Matemática;Matemática Recreativa;Problemas recreativos históricos. |
Data do documento: | 28-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | NUNES, Eloisa Myrela de Araújo. Estudo sobre a matemática recreativa e sua inserção no ensino de matemática. 2019. 75f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
Resumo: | Na busca de soluções que promovam um melhor aprendizado da matemática, os pesquisadores em Educação Matemática têm examinado e colocado em prática diversos recursos e estratégias de ensino. Pretende-se neste estudo sobre a Matemática Recreativa trazer à tona as concepções vigentes e as justificativas apresentadas para seu uso. O objetivo geraldo presente trabalho dissertativo é realizar um estudo exploratório sobre a Matemática Recreativa (MR), na busca de caracterizar, a partir das publicações em periódicos, sua conceituação, sua diversidade, os argumentos defensores de seu uso, a concentração ou não das publicações sobre MR temporal ou geográfica, sua expansão ou retração atual, possibilidades de continuidade no futuro próximo e interligação com a História da Matemática.Utilizaremos a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na medida em que abre uma possibilidade muito importante, a de explorar um tema pouco conhecido.A partir dos trabalhos analisados, adotamos uma concepção de Matemática Recreativa, a qual inferimos se ramais potencialmente frutífera para o ensino de matemática. Analisamos também algumas experiências de aplicação da Matemática Recreativa no ensino da Matemática. Adotamos uma divisão da Matemática Recreativa em três campos, o que nos levou a anexar três relatos de experiência que nos pareceram representativos dessas divisões, a saber: jogos, problemas recreativos e quebra-cabeças matemáticos. Discutimos ainda a ideia de que o desenvolvimento da álgebra levou a o declínio dos problemas recreativos e as perspectivas atuais de atividades com a Matemática Recreativa. Assim, concluímos que a Matemática Recreativa é um vasto campo de possibilidades que deveria ser mais utilizado em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que, além dessa ferramenta ser atrativa, ela desenvolve várias habilidades |
Abstract: | Na busca de soluções que promovam um melhor aprendizado da matemática, os pesquisadores em Educação Matemática têm examinado e colocado em prática diversos recursos e estratégias de ensino. Pretende-se neste estudo sobre a Matemática Recreativa trazer à tona as concepções vigentes e as justificativas apresentadas para seu uso. O objetivo geraldo presente trabalho dissertativo é realizar um estudo exploratório sobre a Matemática Recreativa (MR), na busca de caracterizar, a partir das publicações em periódicos, sua conceituação, sua diversidade, os argumentos defensores de seu uso, a concentração ou não das publicações sobre MR temporal ou geográfica, sua expansão ou retração atual, possibilidades de continuidade no futuro próximo e interligação com a História da Matemática.Utilizaremos a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na medida em que abre uma possibilidade muito importante, a de explorar um tema pouco conhecido.A partir dos trabalhos analisados, adotamos uma concepção de Matemática Recreativa, a qual inferimos se ramais potencialmente frutífera para o ensino de matemática. Analisamos também algumas experiências de aplicação da Matemática Recreativa no ensino da Matemática. Adotamos uma divisão da Matemática Recreativa em três campos, o que nos levou a anexar três relatos de experiência que nos pareceram representativos dessas divisões, a saber: jogos, problemas recreativos e quebra-cabeças matemáticos. Discutimos ainda a ideia de que o desenvolvimento da álgebra levou a o declínio dos problemas recreativos e as perspectivas atuais de atividades com a Matemática Recreativa. Assim, concluímos que a Matemática Recreativa é um vasto campo de possibilidades que deveria ser mais utilizado em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que, além dessa ferramenta ser atrativa, ela desenvolve várias habilidades |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30691 |
Aparece nas coleções: | PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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