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Title: O discurso sobre violência e indisciplina no currículo do PROERD: tramas para pensar a governamentalidade
Authors: Oliveira, Gislaine Félix de
Keywords: PROERD;Discurso;Currículo;Violência e Indisciplina
Issue Date: 20-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Gislaine Félix de. O discurso sobre violência e indisciplina no currículo do PROERD: tramas para pensar a governamentalidade. 2020. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa tem como foco central a análise do discurso sobre violência e indisciplina no currículo do 5° ano do Fundamental do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, ofertado para crianças e para adolescentes da rede pública e privada do Brasil. A análise busca compreender a malha discursiva presente nesse documento curricular e como esse processo acaba por produzir condições para o governo de si e dos outros em um processo de governamentalidade. A pesquisa destaca-se enquanto qualitativa, foram realizados levantamento bibliográfico e análise de dados e documental, bem como entrevista concedida por policiais organizadores do projeto aqui no Rio Grande do Norte. Adotamos Michel Foucault (2011, 2012, 2014a) para operar sobre os conceitos de discurso, relações de poder e saber, normal, anormal, disciplina e indisciplina e também governamentalidade. O PROERD, através das suas aplicações no campo do currículo, atua com um discurso de prevenção e de combate ao uso e comércio de drogas e às violências, mas acaba por reverberar condutas que evidenciam comportamentos tidos como anormais, controle e, desse modo, determinando formas de ser e de agir. Fazendo uso do dispositivo de segurança, os estudantes são conduzidos para um governo que se justifica para o bem: a Governamentalidade.
Abstract: This research has as its central focus the analysis of the discourse on violence and indiscipline in the 5th year curriculum of the elementary of the Educational Program for Resistance to Drugs and Violence – PROERD, offered to children and adolescents from public and private schools in Brazil. The analysis seeks to understand the discursive mesh present in this curricular document and how this process ends up producing conditions for the government of itself and of others in a process of governmentality. The research stands out as qualitative, bibliographic survey and data and document analysis were carried out, as well as an interview given by police officers who organized the project here in Rio Grande do Norte. We adopted Michel Foucault (2011, 2012, 2014a) to operate on the concepts of discourse, power and knowledge relations, normal, abnormal, discipline and indiscipline and also governmentality. PROERD, through its applications in the curriculum field, acts with a discourse of prevention and combating the use and trade of drugs and violence, but it is up to reverberating behaviors that show behaviors considered abnormal, control and, thus, determining ways of being and Act. Using the safety device, students are led to a government that is justified for good: Governmentality.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30713
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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