Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30735
Title: Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
Authors: Silva, José Ricardo Pereira Da
Advisor: Martins, Andre Ferrer Pinto
Keywords: Ensino de física;Filosofia da ciência;Paul Feyerabend;Astronomia;Galileu Galilei;Physics teaching;Philosophy of science;Astronomy
Issue Date: 29-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, José Ricardo Pereira da. Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro De Ciências Exatas e Da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Este trabalho relaciona a área da História e Filosofia da Ciência às suas implicações para o ensino de ciências, evidenciando a importância e a potencialidade pedagógica dessa área. Partimos da análise da epistemologia do filósofo da ciência Paul Feyerabend para propormos a utilização da abordagem histórico-filosófica como estratégia didática para o ensino de física, especificamente, nos conteúdos de astronomia que envolvem o personagem histórico Galileu Galilei. Para isso, foram identificados três temas de astronomia que tradicionalmente são ensinados pelos professores de física do primeiro ano do Ensino Médio e que, de forma articulada, compõem um quadro dos trabalhos de Galileu e possuem grande relevância histórica para as críticas epistemológicas de Feyerabend. Fazemos, em seguida, uma releitura feyerabendiana da astronomia de Galileu com vistas à sua utilização no ensino de física. E, por fim, propomos uma unidade didática composta por três momentos - um encontro de observação astronômica, uma atividade de construção teórica e uma aula júri simulado - como subsídio para se trabalhar os sistemas de mundo de Galileu Galilei nas aulas de física do Ensino Médio.
Abstract: This paper connects the field of History and Philosophy of Science to its implications to the teaching of sciences, pointing the importance and pedagogical potentiality of this field. We base it on the analysis of the epistemology of the philosopher of science Paul Feyerabend to propose the historical-philosophical approach as a didactic strategy for the teaching of physics, specifically, astronomy topics involving the historic figure Galileo Galilei. In order to do that, we identified some astronomy topics traditionally taught by physics teachers on the first year of High School and, in an articulated fashion, compose a picture of Galileo’s works and hold greathistoric relevance to Feyerabend epistemological criticism. Afterwards, we have a feyerabendian reread of Galileo’s astronomy aiming for its use in the teaching of physics. At last, we propose a didactic unit composed of three moments –a meeting for astronomic observation, a theoretical construction activity and a mock trial class –as basis to the work with Galileo Galilei’s world systems in high school physics classes
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30735
Appears in Collections:PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.