Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30786
Título: Dança, residências artísticas e composição em tempo real
Autor(es): Luiz Júnior, Renê
Orientador: Leal, Patricia Garcia
Palavras-chave: Composição em tempo real;Residências artísticas;Práticas performativas;Escrita de artistas;Experiências coletivizadas;Dança
Data do documento: 26-Jun-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LUIZ JÚNIOR, Renê. Dança, residências artísticas e composição em tempo real. 2020. 203f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: As palavras que começam a ser lidas agora, apresentadas como uma dissertação performativa, se colocam aqui como uma extensão de um corpo que dança. Se colocam enquanto uma ferramenta performativa que reevoca / que rememora / que traz à tona uma vez mais os encontros, os atravessamentos e os transtravessamentos artísticos do autor. Tem-se como propósito geral inserir o leitor no contexto de uma pesquisa de movimento contínua, tornando-o experienciador e cúmplice dessa jornada. Trata-se, da exacerbação rizomática de quatro processos criativos originados pela confluência entre as vivências de uma residência artística para com o diálogo desse artista com as técnicas de composição em tempo real na dança. Tais conceitos se apresentam como os fios condutores dessa pesquisa, mas, ao mesmo tempo se relacionam com outros conceitos igualmente relevantes para a produção do artista, práticas performativas e experiências coletivizadas. Para alinhavar estas movências textuais a escrita performativa de artista é o fio condutor utilizado por um artista independente com formação transdisciplinar em design, que faz uso de palavras pretas, escritas sob o fundo amarelo, em um conjunto de duzentas páginas, escritas em sua maioria, na fonte Avenir Next, tamanho dez, por vezes justificado.
Abstract: The words that are now being read, presented as a performative dissertation, are placed here as an extension of a dancing body. They pose themselves as a performative tool that recalls / remembers / that brings up, once again, the artist's encounters, crossings and artistic crossings. Its general purpose is to insert the reader in the context of a continuous movement research, making him an experimenter and an accomplice in this journey. It is the rhizomatic exacerbation of four creative processes originated by the confluence between the experiences of an artistic residency with the dialogue of this artist with the techniques of composition in real time in dance. Such concepts are presented as the conducting threads of this research, but at the same time they are related to other concepts equally relevant to the artist's production, performative practices and collectivized experiences. In order to baste these textual movements, the artist's performative writing is the guiding thread used by an independent artist with a transdisciplinary background in design, which uses black words, written under the yellow background, in a set of two hundred pages, written mostly. in the Avenir Next font, size ten, sometimes justified.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30786
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dancaresidenciasartisticas_LuizJunior_2020.pdf35,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.