Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30840
Título: Memória imaginativa nas lembranças de Erico Veríssimo: uma leitura de Solo de Clarineta
Autor(es): Silva, Raimundo Paulino da
Orientador: Gomes, Ana Laudelina Ferreira
Palavras-chave: Solo de Clarineta;Erico Veríssimo;Memória imaginativa;Autobiografia poética;Poética memorial
Data do documento: 28-Ago-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Raimundo Paulino da. Memória imaginativa nas lembranças de Erico Veríssimo: uma leitura de Solo de Clarineta. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: A presente pesquisa tem a finalidade de observar lembranças da autobiografia Solo de Clarineta do escritor brasileiro Erico Verissimo (1905-1975) buscando refletir sobre as articulações entre memória e imaginação criadora. Para dar conta da investigação, formulei a seguinte pergunta de partida: o que é possível dizer da memória autobiográfica de Erico Verissimo tendo Solo de Clarineta como balizador? Falar não do conteúdo das memórias somente, mas do modo como elas operam. Parti do pressuposto que se trata de uma poética memorial autobiográfica no sentido de que ela é um pouco ficcional pois também do imaginário poético do escritor memorialista. Quanto aos objetivos, o objetivo geral consistiu em refletir sobre as lembranças da autobiografia Solo de Clarineta buscando identificar as articulações entre memória e imaginação criadora. Como objetivos específicos, sublinhei: a) identificar em Solo de Clarineta elementos que possam visualizar Erico Verissimo em vida e obra, além de trazer alguns elementos históricos mínimos do tempo em que ele viveu e escreveu sua obra e essa autobiografia em especial; b) observar lembranças de Verissimo que remetem a conteúdos oníricos, articulando memória e imaginação criadora. O referencial teórico-metodológico para pensar as memórias de Erico Verissimo enquanto poética autobiográfica se amparou principalmente nos estudos da complexidadade, na filosofia estética de Gaston Bachelard em estudos do imaginário de Jean-Jacques Wunenburger, em estudos de Psicologia Arquetípica de James Hillman, além de comentadores e estudiosos da imaginação literária, nomeadamente de minha orientadora Ana Laudelina Ferreira Gomes, meu coorientador Ozaías Batista e da professora Karlla C. de Souza, todos com alguma vinculação ao Grupo de Pesquisa Mythos-Logos do PPGCS/UFRN, ao qual me integrei ao longo do percurso desse mestrado. Ademais, para chegar aos remates finais de um solo poético de clarineta, digo que é como Solo de Clarineta e como solo de chão que Verissimo é imaginado pelas imagens de sua autobiografia. De fato, mesmo acompanhado, o percurso de cada um na Terra é sempre solo, pois singular e com sua tônica própria. No caso de Verissimo, pelo título desse livro de memórias, sua tônica singular é musical. Isso é um pouco do que ele me ajuda a dizer através de sua poética de vida observada em suas memórias autobiográficas.
Abstract: This research aims to observe memories from the autobiography Solo de Clarineta by the Brazillian author Erico Veríssimo (1905 - 1975), aiming to reflect upon the articulations between memory and creative imagination. In order to back up the investigation, the research formulated the following starting question: what is possible to say about Erico Verissimo’s autobiographical memory having Solo de Clarineta as a guide? To talk not only about the content of those memories, but about the way they operate. The research is based on the principle that the work is a poetic autobiographical memorial, in a sense that it is somewhat ficcional because it also comes from the memorialist author’s poetic imagery. About the objectives, the general one consists of reflecting upon the memories present in Solo de Clarineta, aiming to identify the articulations between memory and creative imagination. As specific objectives, the research highlighted: a) identify in Solo de Clarineta elements that are able to visualize Erico Veríssimo’s life and work, and also able to bring some minimal historical elements of the time when he lived and wrote his work, specially in this autobiography; b) observe Verissimo’s memories that have references to dream content, articulating memory and creative imagination. The theoretical/methodological references used to think about Erico Veríssimo’s memories as a poetic autobiography was mainly backed up by studies on complexity, Gaston Bachelard aesthetic philosophy, Jean Jacques Wunengurger’s studies of the imaginary, James Hillman’s archetypal psychology, and by commentators and scholars of the literary imagination, the study supervisor Ana Laudelina Ferreira Gomes, the co-supervisor Ozaías Batista, and professor Karla C. de Souza, all of them somehow linked to PPGCS/UFRN’s Grupo de Pesquisa Mythos-Logos, which has had the participation of the author of the research through his master’s degree journey. In addition, to arrive at the final finishing touches of a clarinet poetic solo, I say that it is like Solo de Clarineta and as a solo solo that Verissimo is imagined by the images of his autobiography. In fact, even if accompanied, each person's journey on Earth is always solo, since it is unique and with its own tonic. In the case of Verissimo, by the title of this memoir, its singular key is musical. This is a little of what he helps me to say through his poetics of life observed in his autobiographical memories.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30840
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memoriaimaginativalembrancas_Silva_2020.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.