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Title: Escola Freinet-Natal RN práticas e concepções política e social no processo educativo dos estudantes do 9º ano - anos finais (2018 a 2019)
Authors: Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos
Keywords: Cooperativismo;Pedagogia Freinet;Práticas pedagógicas;Política
Issue Date: 31-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAVALCANTI, Adriana de Vasconcelos. Escola Freinet-Natal RN práticas e concepções política e social no processo educativo dos estudantes do 9º ano - anos finais (2018 a 2019). 2020. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas e concepções políticas e sociais que nutrem a educação dos alunos do 9º ano dos anos finais na Escola Freinet em Natal/RN – Brasil, circunscrevendo-se o estudo ao período de 2018 a 2019. Nosso objetivo é compreender a viabilidade da práxis da pedagogia do educador francês Célestin Freinet e do pensamento político de Paulo Freire, ao nutrir a educação dos alunos em uma turma do 9º ano dos anos finais do ensino básico. O problema central que nos mobilizou à pesquisa, é o fazer discente e docente, e em como os alunos podem criar as concepções de política e de sujeito atuante de forma concreta através das práticas pedagógicas e dos processos sociais que acontecem cotidianamente. Nesse sentido, voltamos nosso pensamento durante os estudos para a reflexão acerca da concepção de cooperação e de Escola Moderna de Célestin Freinet (1969); e para o pensamento político e de Educação como Prática da Liberdade de Paulo Freire (2002). Buscamos trazer para o debate, o mais próximo possível, da sua globalidade a reflexão importante acerca da aproximação de Célestin Freinet e Paulo Freire quanto a busca constante por oferecer educação popular e de qualidade, para a formação do sujeito crítico através das práticas da Educação pelo trabalho e da Educação como prática da liberdade. No decorrer desta artesania destacamos os aspectos relevantes para o tear rigoroso que a elaboração de um trabalho acadêmico exige. A intervenção permitiu que construíssemos o objeto de estudo pela reflexão em ação, a partir de dados produzidos durante as observações, as entrevistas, as conversas, os momentos de estudos e a consulta a materiais escritos, entrelaçando-se o material empírico com a teoria, trazendo para o debate como ocorre o funcionamento da escola desde a sua constituição até os seus princípios fundantes. Esta forma de análise permitiu alcançarmos a lógica do conjunto, como cremos que deve caracterizar a pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. Ouvimos com cuidado os nossos protagonistas os alunos do 9° ano. As considerações finais indicam o potencial da pedagogia Freinet para orientar os processos de ensino e aprendizagem em todas as etapas da escolaridade. Revelam, ainda, algumas necessidades e olhares importantes que a pesquisa revelou e que possa trazer relevância para a escola e para futuras pesquisas.
Abstract: Esta tesis tiene como objeto de estudio las prácticas y concepciones políticas y sociales que nutren la educación de los estudiantes de noveno año de los últimos años en la Escuela Freinet en Natal / RN - Brasil, y el estudio se limita al período de 2018 a 2019. Nuestro objetivo es comprender la viabilidad de la práctica de la pedagogía del educador francés, Célestin Freinet y del pensamiento político de Paulo Freire, al fomentar la educación de los estudiantes en una clase del noveno año de los últimos años de educación básica. El problema central que nos movilizó a la investigación es formar estudiantes y docentes, y cómo los estudiantes pueden crear las concepciones de la política y del sujeto activo de manera concreta a través de las prácticas pedagógicas y los procesos sociales que ocurren a diario. En este sentido, recuperamos nuestra conciencia durante los estudios dialogando con el concepto de cooperación y la moderna Escuela de Célestin Freinet (1969); y con el pensamiento político y educativo como práctica de libertad por Paulo Freire (2002). Buscamos llevar al debate, lo más cerca posible, a su globalidad la importante reflexión sobre el enfoque de Célestin Freinet y Paulo Freire con respecto a la búsqueda constante de ofrecer una educación popular y de calidad. Destacamos los aspectos relevantes para el funcionamiento de la escuela desde su constitución hasta sus principios fundacionales. La intervención nos permitió construir el objeto a través de la reflexión en acción, basado en datos producidos durante observaciones, entrevistas, conversaciones, momentos de estudio y consulta de materiales escritos, entrelazando el material empírico con la teoría. Esta forma de análisis nos permitió lograr la lógica del todo, ya que creemos que la investigación en Ciencias Humanas y Sociales debe caracterizarse. Escuchamos atentamente a nuestro protagonista, los estudiantes de noveno grado. Las consideraciones finales indican el potencial de la pedagogía de Freinet para guiar los procesos de enseñanza y aprendizaje en todas las etapas de la escolarización. También revelan algunas necesidades y perspectivas importantes que la investigación reveló y que pueden aportar relevancia a la escuela y a la investigación futura.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30862
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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