Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30944
Título: Educação para as mídias: kit tutorial para uso de ilha midiática no espaço escolar
Autor(es): Valença, Cibelle Cristina Barros de Almeida
Orientador: Martins, Cibelle Amorim
Palavras-chave: TDIC;Formação docente;Mídia-educação;Comunicação dialógica
Data do documento: 12-Jun-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VALENÇA, Cibelle Cristina Barros de Almeida. Educação para as mídias: kit tutorial para uso de ilha midiática no espaço escolar. 2020. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Esta pesquisa desenvolveu um estudo sobre as linguagens midiáticas e aplicações na prática educativa, visando favorecer uma educação para as mídias. Delimitou-se como objetivo principal a formação de professores para o uso crítico, dialógico e instrumental de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como auxílio ao ensino e aprendizagem. Nessa formação propomos como metodologia a pesquisa-ação para a produção e testagem de um kit tutorial na perspectiva da mídia-educação, visando à formação de professores para a reflexão sobre suas relações com as mídias e uma apropriação crítica e criativa da ilha multimídia existente na escola. Abordamos a necessidade de compreendermos e aprendermos a transitar pelos ecossistemas comunicativos, sendo indispensável à alfabetização tecnológica de professores, letramento digital e midiático, objetivando comunicação dialógica e, por conseguinte, o uso dos recursos multimídia no espaço escolar. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Norte, tendo como ponto de partida a realização de um diagnóstico acerca do uso das TDICs por professores em suas aulas. Além disso, realizou-se um grupo focal, e os resultados obtidos serviram de referência para a segunda etapa da pesquisa referente à produção de vídeos de formação com objetivo do uso crítico da ilha midiática da escola. Durante o processo de pesquisa os professores desenvolveram produções multimídia com seus alunos, as quais foram incorporadas ao “Kit Tutorial para Uso de Ilha Midiática Escolar”, produto final desta investigação. Esperamos assim contribuir para o desenvolvimento da relação escolar com o uso de linguagens diversas em busca de uma aprendizagem crítica, levando em consideração as necessidades de aquisição das habilidades para a vida e trabalho, propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular.
Abstract: Esta investigación desarrolló un estúdio a cerca de lenguajes de medios y aplicaciones en la práctica educativa, con el objetivo de favorecer una educación para los medios. Se ha delimitado como principal objetivo la formación de maestros para el uso crítico, dialógico e instrumental de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación como ayuda a la enseñanza y aprendizaje. En esta formación proponemos como metodología la investigación de acción para la producción y prueba de un kit tutorial con la perspectiva de la educación mediática, con el objetivo de la formación de maestros para la consideración sobre sus relaciones con los medios y una apropriación científica y creativa de la isla multimedia existente en la escuela. Abordamos la necesidad de entender y aprender a transitar por los ecosistemas comunicativos, siendo así indispensable la alfabetización tecnológica de los maestros, alfabetización digital de los medios, con el objetivo de una comunicación dialógica y, por lo tanto, el uso de los recursos multimedia en el ambiente escolar. El estudio fue desarrollado en una escuela pública de la red estatal del Rio Grande do Norte. Y tuvo como punto de partida el diagnóstico a cerca del uso de las TDICs por maestros en sus clases. Luego después de realizar un grupo focal, los resultados obtenidos colaboraron como referencia para el segundo paso de la investigación relacionada a la producción de videos de formación con el objetivo del uso crítico de la isla de medios de la escuela. Durante el proceso de investigación los profesores desarrollaron producciones multimedias con sus alumnos, los cuales fueron incorporados al “Kit Tutorial para el Uso de Isla de Medios Escolar”. Producto final de la investigación. Esperamos así contribuir para el desarrollo de la relación escolar con el uso de diversos lenguajes buscando un aprendizaje crítico, llevando en cuenta las necesidades de adquisición de las habilidades para la vida y trabajo, propuestas por la nueva Base Nacional Común Curricular.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30944
Aparece nas coleções:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacaoparamidias_Valenca_2020.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.