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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30990
Title: | Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra |
Authors: | Lima, Ana Kaline de |
Advisor: | Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de |
Keywords: | Objetivos de desenvolvimento sustentável;Museu;Comunicação científica;Sustainable development goals;Museum;Science communication |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | LIMA, Ana Kaline de. Educação para sustentabilidade em 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
Portuguese Abstract: | Durante várias décadas a comunidade científica e instituições internacionais vêm chamando a atenção para a situação de autêntica emergência socioambiental do planeta em que estamos inserido se a necessidade de contribuir para a formação de um cidadania consciente para atingir a sustentabilidade. Os museus e centros de ciências são considerados Espaços Não Formais de Ensino (ENFE) que podem contribuir com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a comunicação científica de assuntos voltados às demandas atuais. Partindo destas informações, esta investigação teve por objetivo de investigação caracterizar a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável proposta em documentos e atividades educativas de dois espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e um da Universidade de Coimbra -PT, tendo como orientação de análise a comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O percurso metodológico ocorreu em três momentos, revisão de literatura, analise documental e pesquisa de campo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, porém, utilizando diferentes técnicas. Através dos resultados foi possível concluir que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são inclusos no discurso oficial e as práticas educativas das três instituições analisadas, embora haja alguns ODS que são desmerecidos. Notou-se que há dificuldades de inserções de alguns ODS devido a dificuldades maiores relacionada a complexidade do conceito sustentabilidade, formação em EDS, trabalho interdisciplinar bem como promover ações para público diverso. Notou-se que, embora o elemento comunicativo mais efetivo para comunicar os ODS seja a monitoria, o que chama mais atenção dos visitantes são os artefatos e ambientes museais, o que sugere uma maior exploração desses recursos comunicativos. No entanto, se faz necessário apreciar o uso de legendas e textos para auxiliar e complementar a narrativa museal |
Abstract: | For several decades, the scientific community and international institutions have been calling attention to the situation of an authentic socio-environmental emergency on the planet in which we operate and the need to contribute to the formation of a conscious citizenship to achieve sustainability. Museums and science centers are considered to be Non-Formal Teaching Spaces (NFTS) that can contribute to Education for Sustainable Development, promoting scientific communication on issues related to current demands. Based on this information, this investigation aimed to characterize the promotion of Education for Sustainable Development proposed in educational documents and activities in two non-formal teaching spaces at the Federal University of Rio Grande do Norte and one at the University of Coimbra -PT, having as analysis guide the communication of the Sustainable Development Goals (SDGs).The methodological path took place in three moments, literature review, document analysis and field research. The data were analyzed through content analysis, however, using different techniques.Through the results it was possible to conclude that the Sustainable Development Goals are included in the official discourse and the educational practices of the three institutions analyzed, although there are some SDGs that are neglected. It was noted that there are difficulties in inserting some SDGs due to greater difficulties related to the complexity of the sustainability concept, training in SDS, interdisciplinary work as well as promoting actions for a diverse audience.It was noted that, although the most effective communicative element for communicating the SDGs is monitoring, what draws the most attention from visitors are the artifacts and museum environments, which leads to further exploration of these communicative resources. However, it is necessary to appreciate the use of subtitles and texts to assist and complement the museal narrative |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30990 |
Appears in Collections: | PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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