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Title: Sujeitos com deficiência visual e a educação como determinante social de saúde
Other Titles: Visually impaired persons and education as a social determinant of health
Authors: Amorim, Érico Gurgel
Medeiros Neta, Olivia Morais de
Guimarães, Jacileide
Keywords: Deficiência visual;Saúde mental;Determinantes sociais de saúde;Educação;Visual impairment;Mental health;Social determinants of health;Education
Issue Date: 3-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Citation: AMORIM, Erico Gurgel; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; GUIMARAES, Jacileide. Sujeitos com deficiência visual e a educação como determinante social de saúde. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21887. Acesso em: 21 set. 2020
Portuguese Abstract: Objetivamos analisar a educação como determinante social de saúde de sujeitos com deficiência visual, com ênfase na saúde mental, identificando as dificuldades percebidas e as estratégias de enfrentamento utilizadas em relação às adversidades cotidianas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos deficientes visuais no ambulatório de oftalmologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no município de Natal.Os dados foram tratados à luz do método de análise temática descrito por Minayo (2008) e os conteúdos das unidades de registro elencadas, inspirados no modelo de Determinação social da saúde, proposto por Dahlgren e Whitehead (1991). A reflexão das informações analisadas suscita discussões a respeito da persistência de fatores sociais adversos ao processo de inclusão plena e efetiva, geradores de atitudes normalizadoras
Abstract: We aimed at analyzing education as a social determinant of the health of subjects with visual impairment, with emphasis on mental health, identifying the difficulties perceived and the coping strategies used in relation to daily adversities. It is, therefore, a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. For data collection, we conducted semi-structured interviews with visually impaired subjects at the ophthalmology outpatient clinic of Onofre Lopes University Hospital (HUOL), in the city of Natal. The data were treated in light of the thematic analysis method described by Minayo (2008) and the contents of the listed registration units, inspired by the model of Social Determination of Health, proposed by Dahlgren and Whitehead (1991). The reflection of the analyzed information raises discussions about the persistence of adverse social factors to the full and effective inclusion process, generating normalizing attitudes
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30999
ISSN: 2237-7417
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