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Title: Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde
Other Titles: Quality of health care for HIV patients: health professionals’ view
Calidad de la atención a la salud de portadores de VIH: opinión de profesionales de salud
Authors: Silva, Richardson Augusto Rosendo da
Silva, Ilisdayne Thallita Soares da
Costa, Danyella Augusto Rosendo da Silva
Holanda, José Rebberty Rodrigo
Dantas, Sueleide Cristina
Torres, Gilson de Vasconcelos
Keywords: HIV;Síndrome de imunodeficiência adquirida;Avaliação de serviços de saúde;Satisfação do paciente;Qualidade da assistência à saúde;Acquired immune deficiency syndrome;Assessment of health services;Patient satisfaction;Quality of health care
Issue Date: 4-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Citation: SILVA, Richardson Augusto Rosendo da; SILVA, Ilisdayne Thallita Soares da; COSTA, Danyella Augusto Rosendo da Silva; HOLANDA, Jose Rebberty Rodrigo; DANTAS, Sueleide Cristina; TORRES, Gilson de Vasconcelos. Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 5068-5073, 4 out. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3797/pdf_1. Acesso em: 01 out. 2020. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5068-5073.
Portuguese Abstract: Objetivo: Avaliar a qualidade da assistência prestada a portadores de HIV/AIDS, no centro de referência de tratamento da AIDS em Natal/RN, na perspectiva de profissionais de saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa e quantitativa realizada em um hospital público de Natal/RN, de agosto de 2010 a julho de 2011, por meio de entrevista estruturada com os profissionais que atendem os portadores de HIV. Resultados: A avaliação do serviço foi considerada satisfatória por 58,8% dos entrevistados, destacando-se em nove indicadores: apoio oferecido pelo serviço, conveniência dos horários de atendimento, acolhimento, orientações fornecidas sobre o tratamento, pontualidade dos profissionais de saúde, disponibilidade de antirretrovirais, disponibilidade de exames laboratoriais, relacionamento profissional/usuário e facilidade de acesso ao serviço. Conclusão: Não houve diferença significativa quanto à satisfação em relação aos indicadores: pontualidade dos profissionais, conveniência dos horários e disponibilidade de exames laboratoriais.
Abstract: Objective: To evaluate the quality of care provided for people with HIV/AIDS at the Reference Center for the treatment of AIDS in Natal-RN, in the health professionals’ perspective. Methods: Evaluative and quantitative research conducted in a public hospital in Natal/RN, from August 2010 to July 2011, through structured interviews with professionals who provide care for people with HIV. Results: The evaluation of the service was considered satisfactory by 58.8% of respondents, standing on nine indicators: support offered by the service, convenience of service hours, host, provided guidance on treatment, timeliness of health professionals, availability of antiretroviral drugs, availability of laboratory tests, professional/user relationship and ease of access to service. Conclusion: There was no significant difference in satisfaction with the indicators: punctuality of professionals, convenience of service timetables and availability of laboratory tests.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31104
ISSN: 1809-6107 (online)
2175-5361 (print)
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FACISA - Artigos publicados em periódicos

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