Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Camomila Lira-
dc.contributor.authorAlmondes, Katie Moraes de-
dc.contributor.authorBraga, Liliane Pereira-
dc.contributor.authorMata, Ádala Nayana de Sousa-
dc.contributor.authorLemos, Caroline Araújo-
dc.contributor.authorMaia, Eulália Maria Chaves-
dc.date.accessioned2021-02-02T16:44:33Z-
dc.date.available2021-02-02T16:44:33Z-
dc.date.issued2009-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Camomila Lira; ALMONDES, Katie Moraes de; BRAGA, Liliane Pereira; MATA, Ádala Nayana de Sousa; LEMOS, Caroline Araújo; MAIA, Eulália Maria Chaves. Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 973-981, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000300033. Acesso em: 25 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000300033pt_BR
dc.identifier.issn1413-8123-
dc.identifier.issn1678-4561-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31345-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to evaluate trait anxiety and state anxiety in first year students from the Federal University of Rio Grande do Norte, verifying differences between three great areas of knowledge - Biomedical, Humanistic and Technological. The entrance to a University can be perceived as a threatening situation that seems to suffer influence from the different characteristics of each of these areas. 158 students, 71 females and 87 males aged 20.04 ± 3,37 years, answered an Identification Form and the State and Trait of Anxiety Inventory (STAI). The means of trait anxiety and state anxiety observed in these students were as expected for this population although the Biomedical area is perceived as the most anxiogenic for having a dense curriculum with intense academic demands, what seems to increase the scores of the students of this area, especially of the menpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletivapt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedade-traçopt_BR
dc.subjectAnsiedade-estadopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCiclo básicopt_BR
dc.subjectPsicologia da saúdept_BR
dc.subjectTrait anxietypt_BR
dc.subjectState anxietypt_BR
dc.subjectFirst year university studentspt_BR
dc.subjectHealth psychologypt_BR
dc.titleUniversidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básicopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of trait and state anxiety in first year studentspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doi10.1590/s1413-81232009000300033-
dc.description.resumoO presente artigo objetiva avaliar a ansiedade-traço e a ansiedade-estado de estudantes universitários do ciclo básico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, verificando diferenças entre três grandes áreas de conhecimento, biomédica, humanística e tecnológica, tendo em vista que a entrada na universidade pode se configurar como uma situação ameaçadora que parece sofrer influência das diferentes características de cada uma dessas áreas. Participaram do estudo 158 estudantes, sendo 71 mulheres e 87 homens, com idade média de 20,04 ± 3,37 anos, respondendo uma ficha de identificação e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados demonstram que as médias de ansiedade-traço e ansiedade-estado desses estudantes encontram-se dentro do esperado para essa população, embora a área biomédica seja percebida como a mais ansiogênica, uma vez que apresenta uma densa grade curricular com intensas demandas acadêmicas, o que parece elevar os escores dos estudantes dessa área, em especial os dos homenspt_BR
Appears in Collections:CCHLA - DPSI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UniversidadeContextoAnsiogenico_Mata_2009.pdf45,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons