Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31633
Title: 10 anos em retrospectiva: revisão da literatura sobre a certificação ISO 9001
Other Titles: 10 years in retrospect: review of the literature about ISO 9001
Authors: Silva Junior, Mauro Tomaz da
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Keywords: Certificação;Sistema de Gestão da Qualidade;NBR ISO 9001
Issue Date: 2015
Publisher: Centro Universitário SOCIESC - UNISOCIESC
Citation: DA SILVA JUNIOR, MAURO TOMAZ ; BARBOSA PEREIRA QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA ; VIEGAS QUEIROZ, JAMERSON . 10 anos em retrospectiva - revisão da literatura sobre a certificação ISO 9001. Produção em Foco, v. 5, p. 364-386, 2015. Disponível em: https://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/181. Acesso em: 20 jan. 2021. DOI 10.14521/P2237-5163.2015.0008.0009
Portuguese Abstract: Assumir vantagem competitiva ou satisfazer os clientes são razões que, cada vez mais, empresas buscam para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Este traz benefícios como a melhoria nos processos, produtos e serviços; melhoria na imagem da empresa (marketing) e satisfação dos clientes. Como objetivo este artigo revisará a literatura a respeito da motivação, benefícios, dificuldades e barreiras com a implementação da certificação ISO 9001. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura a partir de pesquisas bibliográficas e documentais nos últimos 10 anos (2004-2014) em meios eletrônicos, revistas, artigos e trabalhos científicos disponibilizados em sites de periódicos e bases de dados. Concluiu-se que a certificação ISO 9001 impulsiona melhorias significativas nas organizações tais como: qualidade, reputação da corporação e aumento de vendas
Abstract: Taking competitive advantage or satisfying the client are reasons that, increasingly, companies seek to implement a Quality Management System (QMS). It brings benefits such as the improvement in the processes, products and services, the enhancement of the company’s image (marketing) and satisfaction of the clients. This paper aims to review the literature about motivation, benefits, difficulties and barriers of ISO 9001 certification. The methodology assessed was the literature review of the last 10 years (2004-2014) in electronic media, magazines, articles and scientific papers available in journals and database sites. It was concluded that ISO 9001 certification drives significant improvements in organizations such as quality, corporate status and sales increase
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31633
ISSN: 2237-5163
Appears in Collections:CT - DEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10AnosEmRetrospetiva_QUEIROZ_2015.pdfArtigo465,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.