Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31774
Title: Desenvolvimento de competências em medicina de família e comunidade: fortalezas e dificuldades em um programa de residência médica na perspectiva do residente egresso
Authors: Crisanto, Laís Izabel Maia Melo
Advisor: Vilar, Maria José Pereira
Keywords: Educação baseada em competências;Atenção Primária à Saúde;Residência médica;Medicina de família e comunidade
Issue Date: 14-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CRISANTO, Laís Izabel Maia Melo. Desenvolvimento de competências em medicina de família e comunidade: fortalezas e dificuldades em um programa de residência médica na perspectiva do residente egresso. 2020. 62f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Introdução: A formação na Medicina de Família e Comunidade (MFC) envolve um conjunto de competências complexo. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) desenvolveu um Currículo Baseado em Competências (CBC) frente ao cenário de expansão dos programas de residência em MFC no Brasil, de forma a nortear a formação de jovens médicos de família. Esse trabalho tem o objetivo de analisar os fatores facilitadores e limitantes no desenvolvimento de competências durante a residência em MFC. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com análise qualitativa, desenvolvido com egressos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário Onofre Lopes (PRMFC/HUOL) a partir de 2016. Foram utilizadas duas estratégias: um questionário eletrônico contendo dados sócio-demográficos dos egressos e referentes ao PRMFC/HUOL; e entrevistas individuais com egressos no sentido de aprofundar o entendimento sobre as competências a serem desenvolvidas no programa e como se deu esse processo na Residência Médica (RM). Análise descritiva dos dados e análise de conteúdo temática categorial, fundamentada em Bardin, foram realizadas com as respostas do questionário e das entrevistas, respectivamente. Foram definidas 3 categorias a priori: Competências da MFC a serem desenvolvidas durante a residência; Fatores que influenciaram no desenvolvimento das competências da MFC; Desenvolvimento de competências em habilidades de comunicação e raciocínio clínico no PRMFC/HUOL. Resultados: Dentre os 11 residentes que encerraram o programa nos anos de 2016 a 2019, 9 responderam ao questionário virtual, e 7 foram entrevistados. Além das 3 categorias a priori já estabelecidas, surgiu uma 1 categoria a posteriori: Análise propositiva sobre a formação para a MFC. O CBC da SBMFC foi percebido pelos egressos do PRMFC/HUOL como instrumento conhecido e aplicado no programa, tanto que as competências citadas nas entrevistas estão em consonância com as categorias encontradas no currículo citado. O contato com a preceptoria e a importância do preceptor no desenvolvimento dessas competências foram falas bem recorrentes em todas as entrevistas, sendo denotado como facilitador importante para o desenvolvimento do residente durante o programa; a autonomia do residente também foi citada com frequência no sentido de ser um quesito fundamental para o desenvolvimento de competências e melhor aproveitamento do programa de residência, o que corrobora com a aprendizagem de adultos e traz desafios para a preceptoria e para o planejamento dos espaços teórico-práticos e avaliativos, além dos cenários de prática. Conclusões: Os egressos do PRMFC/HUOL são, em geral, jovens médicos, graduados em instituições cujo currículo tem atendido às Diretrizes Curriculares Nacionais, e são motivados pela diversidade de competências da especialidade. A preceptoria foi percebida como um fator fundamental para o desenvolvimento de competências. A reforma do currículo do PRMFC/HUOL, associada a melhor interlocução ensino-serviço e estruturação da Rede de Atenção a Saúde em Natal, e finalmente a valorização da figura do preceptor, podem trazer inúmeros benefícios e novos desafios ao sistema de saúde do município.
Abstract: Introduction: Training in family medicine (FM) involves a complex set of skills. SBMFC developed a competency-based curriculum in the face of the expansion of MFC residency programs in Brazil, to guide the training of young family physicians. This article aimed to analyze the facilitating and limiting factors in the development of skills during residency in FM. Methods: This is a case study with a qualitative analysis, with a structured eletronic questionnaire applied to FM graduated from the Family Medicine Residency Program at Hospital Universitário Onofre Lopes (FMRP/HUOL) since 2016, with questions about socio-demographic data and referring to the residency program, with subsequent descriptive analysis of the data obtained. Individual interviews were conducted to deepen the understanding of the skills to be developed in the program and how this process took place at the residence. A categorical analysis based on Bardin about the content of the interviews was carried out. Results: A total of 7 graduates were interviewed, and 9 responded to the virtual questionnaire, corresponding to a significant part of the 11 residents who concluded the program in the years 2016 to 2019. The units of analysis of the interviews were grouped into 3 a priori categories (Competencies of MFC to be addressed during the residency; Factors that influenced the development of MFC skills; Development of skills in communication skills and clinical reasoning in FMRP/HUOL) and 1 category a posteriori (Proposed analysis on training for FM). Discussion: The SBMFC`s competency-based curriculum was perceived by the FM graduates as a well-known and applied instrument in the FMRP/HUOL, so much so that the skills cited in the interviews are in line with the categories found in the aforementioned curriculum. The contact with the preceptorship and the importance of the preceptor in the development of these competences consisted of very recurrent speeches in all interviews, being denoted as an important facilitator for the development of the resident during the program; the resident's autonomy was also frequently cited in the sense of being a fundamental requirement for the development of skills and better use of the residency program, which corroborates with the learning of adults and brings challenges to the preceptorship and to the planning of theoretical spaces-practical and evaluative, in addition to practice scenarios. Conclusions: FMRP/HUOL graduates are, in general, young doctors graduated from institutions whose curriculum has met the reform proposed by the DCN, and are motivated by the diversity of skills in the specialty. Preceptorship was perceived as a fundamental factor for the development of skills. The reform of the FMRP/HUOL curriculum, associated with better teaching-service dialogue and structuring of the Health Care Network in Natal, and finally the enhancement of the figure of the preceptor, can bring numerous benefits and new challenges to the municipality's health system.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31774
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimentocompetenciasmedicina_Crisanto_2020.pdf3.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.