Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31799
Título: | "Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero |
Autor(es): | Lima, Helayne Mikaele Silva |
Orientador: | Souza, Juliana Teixeira |
Palavras-chave: | Educação para as relações de gênero;História das mulheres;Violência de gênero;Ensino de História |
Data do documento: | 25-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | LIMA, Helayne Mikaele Silva. "Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero. 2020. 198f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
Resumo: | O objetivo central desse trabalho é discutir a temática de gênero na perspectiva do combate à violência contra as mulheres e de forma interseccional, considerando as dimensões de gênero, raça, classe, região, de modo a desconstruir estereótipos e construir valores que contribuam para a formação cidadã, a fim de priorizar o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do educando. A ideia foi desenvolver um material didático em formato de jornal, composto por notícias elaboradas a partir de informações retiradas de propagandas, textos médicos e jurídicos, além de processos criminais da Primeira República, utilizando a metodologia da pesquisa histórica como referência para o processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The main purpose of this research is to discuss gender from the perspective of combating violence against women in an intersectional way, considering the dominions of genre, race, class and region. The point was to deconstruct stereotypes and build values that contribute to a citizen education, prioritizing the learner’s intellectual autonomy and critical thinking. The idea was to develop some didactic material in newspaper format, composed of news elaborated from information taken from advertisements, medical and legal text sand criminal proceedings of the First Republic, using the methodology of historical research as a reference to teaching-learning process. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31799 |
Aparece nas coleções: | PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Seraqueelafez_Lima_2020.pdf | 4,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.