Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31799
Título: "Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero
Autor(es): Lima, Helayne Mikaele Silva
Orientador: Souza, Juliana Teixeira
Palavras-chave: Educação para as relações de gênero;História das mulheres;Violência de gênero;Ensino de História
Data do documento: 25-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Helayne Mikaele Silva. "Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero. 2020. 198f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: O objetivo central desse trabalho é discutir a temática de gênero na perspectiva do combate à violência contra as mulheres e de forma interseccional, considerando as dimensões de gênero, raça, classe, região, de modo a desconstruir estereótipos e construir valores que contribuam para a formação cidadã, a fim de priorizar o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do educando. A ideia foi desenvolver um material didático em formato de jornal, composto por notícias elaboradas a partir de informações retiradas de propagandas, textos médicos e jurídicos, além de processos criminais da Primeira República, utilizando a metodologia da pesquisa histórica como referência para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The main purpose of this research is to discuss gender from the perspective of combating violence against women in an intersectional way, considering the dominions of genre, race, class and region. The point was to deconstruct stereotypes and build values that contribute to a citizen education, prioritizing the learner’s intellectual autonomy and critical thinking. The idea was to develop some didactic material in newspaper format, composed of news elaborated from information taken from advertisements, medical and legal text sand criminal proceedings of the First Republic, using the methodology of historical research as a reference to teaching-learning process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31799
Aparece nas coleções:PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Seraqueelafez_Lima_2020.pdf4,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.