Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31801
Título: | "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza |
Autor(es): | Pacheco, Luís Eduardo Andrade |
Orientador: | Silva, Roberto Airon |
Palavras-chave: | Ensino de História;História Local;Narrativas;Imaginário;Cidade |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | PACHECO, Luís Eduardo Andrade. "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza. 2020. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho propõe debater a questão do ensino de história local no ensino médio a partir das narrativas e experiências que os alunos trazem da cidade em que vivem. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário e conversas com os estudantes de uma escola pública de tempo integral na cidade de Fortaleza - CE, o Colégio Estadual Liceu do Ceará, em que se buscou conhecer a forma como esses alunos se relacionam, sentem, vivenciam e constroem o sentimento de identidade e pertencimento com a cidade de Fortaleza. Diante da lacuna existente na grade curricular de história do ensino médio sobre história local e dos resultados obtidos após análises dos dados gerados por esta pesquisa, o produto didático que emerge resultante de todo o processo de investigação é a criação de três roteiros para a realização de minidocumentários que abordam a perspectiva do aluno sobre a cidade em três pontos específicos: o imaginário, os locais de memória e o conhecimento histórico. O que se propõe com este produto é contribuir para as aulas de história local e permitir que os alunos possam ter outros olhares sobre a relação deles com a cidade. |
Abstract: | This work proposes to debate the issue of teaching local history in high school from the narratives and experiences that students bring from the city in which they live. The research was done through the application of a questionnaire and conversations with the students of a public full-time school in Fortaleza city – CE, the Colégio Estadual Liceu do Ceará, in which it was wanted to know how these students relate, feel, experience and build the identity’s feeling and belonging with the Fortaleza city. Before the void existing in the curriculum of high school history on local history and the results obtained after analyzing the data generated by this research, the didactic product resulting is the creation of three mini-documentaries’ scripts that address the student's perspective on the city in three specific points: the imaginary, the places of memory and historical knowledge. What is proposed with this product is to contribute to the local history classes and allow students to have other point of views on their relationship with the city. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31801 |
Aparece nas coleções: | PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Masestanaominhacidade_Pacheco_2020.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.