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Title: Estruturação de curso de capacitação mediado por tecnologia para otimizar a gestão de equipamentos médico-hospitalares
Authors: Frondana, Fernanda Vieira
Keywords: Educação à distância;Formação continuada;Tecnologia da informação;Equipamento médico
Issue Date: 16-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FRONDANA, Fernanda Vieira. Estruturação de curso de capacitação mediado por tecnologia para otimizar a gestão de equipamentos médico-hospitalares. 2020. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Estado da arte: O desenvolvimento de curso mediado por tecnologia, para amplo e massivo acesso remoto, objetivando a educação permanente de profissionais em diversas áreas, em especial na área da saúde, tem-se mostrado como uma estratégia promissora para o alcance daqueles interessados em atualizarem-se em seus campos de atuação e desenvolverem um pensamento mais crítico-reflexivo acerca dos problemas enfrentados em suas rotinas profissionais. Problema: Atualmente, um dos problemas encontrados nos estabelecimentos de saúde é a incipiência nos processos de planejamento de aquisição de equipamentos de alta complexidade, bem como incidentes envolvendo o uso destes equipamentos, colocando em risco pacientes, profissionais da saúde e o próprio equipamento em si. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo é propor a estruturação de um projeto pedagógico para desenvolvimento de curso na modalidade ensino à distância, a ser hospedado na plataforma AVASUS, para mitigar fragilidades no processo de planejamento da aquisição de equipamentos de alta complexidade e em seu uso. O equipamento objeto do curso é a ressonância magnética nuclear, justificando-se por possuir alto custo de aquisição, implantação e operação, além de causar alto impacto assistencial quando da sua indisponibilidade, uma vez que compromete a realização de exames de diagnóstico por imagens primordiais para identificação, prognóstico e terapia de pacientes, principalmente com suspeita de câncer. Metodologia: Para a realização desta pesquisa de mestrado profissional, foi realizado levantamento de artigos em 4 bases de dados disponíveis na plataforma CAPES sobre estruturação de cursos abertos suportados por tecnologia da informação. Ainda, foi efetuada consulta a documentos orientativos da plataforma AVASUS e foram realizadas duas oficinas de imersão para estruturação pedagógica de cursos educacionais mediados por tecnologias da informação. Para desenvolvimento do conteúdo programático do curso, foi realizada pesquisa com dados secundários, sobre o equipamento de ressonância magnética nuclear e a problemática de sua operação e do planejamento de sua aquisição. A elaboração do conteúdo do curso iniciou-se em junho de 2019 e estendeu-se até junho de 2020. Resultados e Discussões: O estudo propiciou a estruturação de curso com duração de 60 horas, que aborda de forma holística a inserção do equipamento de ressonância magnética nos sistemas de saúde, apresentando conceitos teóricos, normativos, legislativos e práticos sobre esta tecnologia e seu uso. O design instrucional e a arquitetura pedagógica do curso foram desenvolvidos baseados nas melhores recomendações encontradas na literatura estudada. Conclusão: Dessa forma, a estruturação de cursos suportados por recursos tecnológicos, a serem realizados na modalidade a distância, é estrategicamente viável para a formação de um pensamento crítico reflexivo sobre as práticas das atividades dos profissionais de saúde em seu dia-a-dia, envolvendo problemas relacionados à equipamentos médicos de alta complexidade, com consequente minimização dos impactos assistenciais, sociais e financeiros aos sistemas de saúde e aumento da segurança do paciente, foco das estratégias de saúde moderna.
Abstract: State of the art: The development of a massive online open course, focused on the continuing education of professionals in several areas, especially in healthcare, has proved to be a promising strategy for update de knowledge of those who aimed to develop more critical-reflective thinking about the problems faced in their professional routines. Problem: One of the problems in healthcare facilities is the incipience in the planning acquisition processes of highly complex equipment and incidents involving the use of this equipment, exposing patients, healthcare professionals, and the equipment itself at risk. Objective: Thus, the aim of this study is to propose the structuring of a pedagogical project for the development of a distance learning course to be hosted on the AVASUS platform to mitigate weaknesses in the acquisition planning process of highly complex equipment and its use. The equipment choosen is nuclear magnetic resonance, justified because it has a high cost of acquisition, implantation, and operation, besides cause a high impact on care when it is unavailable. Its unavailability compromises the fulfilment of diagnostic imaging tests for identification, prognosis, and therapy of patients, mainly with suspected cancer. Methodology: A survey of articles was carried out in 4 databases available on the CAPES platform. It was searched themes on the structuring of open courses supported by information technology. Besides, consultations were made to the AVASUS platform's guidance documents. Again, two immersion workshops occurred to define the pedagogical structure of educational courses mediated by information technologies. The research was done to develop the course's programmatic content. It was carried out with secondary data on the nuclear magnetic resonance equipment and the problem of its operation and the planning of its acquisition. The course preparation began in June 2019 and extended until June 2020. Results and Discussions: The outcome products are a pedagogical proposal of a 60-hour course, which overviews the insertion of MRI equipment in healthcare systems, presenting theoretical, normative, legislative, and practical concepts about this technology and its use. The instructional design and the course's pedagogical architecture were developed based on the best recommendations found in the studied literature. Conclusion: Thus, the structuring of massive open online courses is strategically viable for the formation of reflective critical thinking about the practices of healthcare professionals in their daily routines involving problems related to highly complex medical equipment, with a consequent minimization of the assistance, social and financial impacts on health systems and increased patient safety, the focus of modern health strategies.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31876
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

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