Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31877
Título: Desenvolvimento de um curso mediado por tecnologia na atenção de Enfermagem a pacientes submetidos ao transplante hepático
Autor(es): Silva, Gilmara Barbosa de Melo
Orientador: Arrais, Ricardo Fernando
Palavras-chave: Transplante de fígado;Cuidados de enfermagem;Ensino à distância;Inovação tecnológica
Data do documento: 10-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Gilmara Barbosa de Melo. Desenvolvimento de um curso mediado por tecnologia na atenção de Enfermagem a pacientes submetidos ao transplante hepático. 2020. 55f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Estado da arte: O transplante hepático é um dos procedimentos mais complexos da cirurgia moderna. Sendo assim, seu sucesso depende sobretudo de uma completa infraestrutura hospitalar, e de uma equipe multiprofissional treinada. A educação mediada por tecnologia torna-se aliada no desenvolvimento da capacitação e qualidade dos serviços. Problema: Como a produção de cursos mediados por tecnologias pode atuar na capacitação dos profissionais e no desenvolvimento de qualidade nas etapas do transplante hepático? Objetivo: Desenvolver um curso mediado por tecnologia na atenção de enfermagem a pacientes submetidos ao transplante hepático. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação. O local de pesquisa foi, como passo inicial, a realização da coleta de dados em serviço de referência terciária, o Hospital Universitário no estado do Paraná por meio de entrevista no setor especializado, para dar subsídios para a elaboração do módulo educacional. Resultados e discussão: Foi desenvolvido um curso autoinstrucional para a plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo educacional tem duração de 30h, dividido em quatro unidades distintas. Cada unidade contendo de duas a quatro aulas, com conteúdo atualizado abrangendo os cuidados relacionados a pacientes submetidos ao transplante hepático com foco no pré e no pós-operatório, na alta hospitalar e no acompanhamento ambulatorial. O curso tem como público-alvo todo profissional de saúde, de nível médio ou superior, em especial a equipe de enfermagem. Conclusão: O módulo educacional, Atenção de enfermagem em pacientes submetidos ao transplante hepático objetiva atualizar os profissionais quanto ao manejo do paciente dentro do contexto hospitalar, bem como orientar a construção de um vínculo construtivo adequado para alta e acompanhamento ambulatorial, domiciliar e divulgar saberes por meio da sua disponibilização na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde.
Abstract: State of the art: Liver transplant is one of the most complexes procedures in modern surgery. Therefore, its success depends on a complete hospital infrastructure, and a trained multidisciplinary team. Technology-mediated education becomes an ally on training and improvement of quality in services. Problem: How can the production of courses mediated by technology act on the training of professionals and the improvement of quality in liver transplantation? Objective: To develop a technologymediated course in nursing care for patients who are candidates for liver transplantation. Methodology: This is an action research. The location of research was, as an initial step, data collection in a tertiary reference service, the University Hospital of the State of Paraná, through interviews at its specialized sector, providing data for elaboration of an educational module. Results and Discussion: A self-instructional course was created for the Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde platform. This 30 hour long educational module was divided into four distinct units that complement each other; it has classes of two to four hours long, with updated content covering the care related to patients who are candidates for liver transplant focusing on pre and post-surgical routines, hospital discharge and outpatient follow-up. The course is aimed at all health professionals, of medium or higher level, especially the nursing team. Conclusion: The module “Nursing care in patients who are candidates for liver transplant” aims to update health professionals regarding management within hospital context, as well as an adequate constructive link for discharge and home and outpatient follow-up, making it available on the Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde platform.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31877
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimentocursomediado_Silva_2020.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.