Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31898
Título: Equilíbrio postural em crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Cordeiro, Érika Suênya Gomes
Orientador: Gazzola, Juliana Maria
Palavras-chave: Transtorno autístico;Doenças vestibulares;Equilíbrio postural;Transtornos das sensações
Data do documento: 6-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CORDEIRO, Érika Suênya Gomes. Equilíbrio postural em crianças com transtorno do espectro autista. 2020. 55f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Introdução: O equilíbrio postural é assegurado pela interação entre três sistemas sensoriais: visual, proprioceptivo e vestibular. Alterações nas demandas sensoriais são citadas desde as primeiras descrições do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com dificuldades de processamento, modulação e integração sensorial. A literatura demonstra que existe uma diminuição no desempenho de crianças com TEA quando comparadas à crianças de desenvolvimento típico. Objetivo: 1). Identificar o estado da arte da produção científica sobre equilíbrio postural em crianças com TEA; 2). caracterizar o desempenho de crianças com TEA em duas escalas de avaliação do equilíbrio postural. Método: No estudo 1, uma revisão de literatura, foi realizada busca em bases de dados e nas referências dos artigos selecionados, com os descritores "postural balance", "vestibular diseases", "postural equilibrium" e “autism”. O estudo 2, trata-se de um estudo transversal descritivo analítico, com amostra de conveniência, constituído por 12 crianças com TEA, avaliadas pela Escala de Equilíbrio Pediátrica e com o Teste de Organização Sensorial. Também foram analisados os prontuários das crianças para verificação da existência de características de comportamento, interação e linguagem associadas ao TEA. Resultados: No estudo 1, foram encontrados 62 artigos com base nos critérios de elegibilidade. O pico de publicações referente ao tópico ocorreu durante 2015 e 2016, e a primeira publicação foi em 1974. Além disso, predominaram os estudos publicados nos EUA (37%), em língua inglesa, com abordagem quantitativa, e corte transversal. Quanto ao estudo 2, as crianças apresentaram respostas semelhantes entre si e dentro do esperado para as suas faixas etárias. Conclusões: No estudo 1, foi observado que o equilíbrio corporal e o controle postural em crianças com TEA são temas em ascensão nas publicações científicas. Em relação ao estudo 2, não foi observado redução do desempenho das crianças com TEA nos protocolos utilizados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31898
Embargado até: 2022-07-30
Aparece nas coleções:PPGFON - Mestrado em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Equilibrioposturalcriancas_Cordeiro_2020.pdf4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.