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Title: As representações sociais de gênero para professoras/es do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade do Natal/RN
Authors: Silva, Josângela Bezerra da
Keywords: Gênero;Formação docente;Representações sociais;Núcleo central;Espiral de sentidos
Issue Date: 30-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Josângela Bezerra da. As representações sociais de gênero para professoras/es do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade do Natal/RN. 2020. 276f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Sexo, gênero e sexualidade são temas recorrentes no cotidiano escolar, e não poderia ser diferente, já que se constituem em constructos sociais por meio dos quais as identidades sociais são engendradas. Apesar disso, ignorar, ocultar ou reprimir as manifestações e expressões de gênero tem sido as respostas mais habituais dadas pela escola. Tais repostas se justificam em parte pelo silenciamento da formação docente acerca das questões de gênero e sexualidade. Nesse sentido, abre-se uma lacuna formativa que impede que a ação pedagógica das/os professoras/es possa ir além da tolerância, frente à diversidade e às múltiplas identidades que compõem a escola. Esta dissertação tem como objetivo identificar as representações sociais de gênero para professoras e professores do ensino fundamental de escolas da rede pública estadual de ensino no município do Natal/RN. Ademais, buscamos verificar a presença de conceitos de gênero no processo de formação docente das/os professoras/es pesquisadas/os; compreender como as representações sociais sobre gênero dos professores impactam as suas práticas pedagógicas e compreender como essas representações orientam suas condutas e práticas pedagógicas. Para tanto, foram utilizados como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), a Técnica de Análise de Imagem, o questionário, a observação direta e o diário de bordo. A aplicação dos instrumentos técnicos de recolha dos dados aconteceu em quatro escolas da rede estadual de ensino no município do Natal/RN. Para o tratamento desses dados empíricos utilizamos, do ponto de vista quantitativo, planilhas eletrônicas do software Excel, e, o processo de análise qualitativa dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo, incluindo a análise categorial. Desse modo, contemplamos os aspectos tanto quantitativos quanto qualitativos da pesquisa. Os resultados desse estudo apontam para a existência de uma representação social de gênero para as professoras e professores pesquisados expressa pelo elemento identidade apresentado por meio da espiral de sentidos.
Abstract: Sex, gender and sexuality are recurrent themes in everyday school life, and it could not be different, since they constitute social constructs through which social identities are generated. Despite this, ignoring, hiding or repressing gender manifestations and expressions has been the most common response given by the school. Such responses are justified in part by the silencing of teacher training on gender and sexuality issues. In this sense, a formative gap opens up that prevents the pedagogical action of the teachers from going beyond tolerance, in the face of diversity and the multiple identities that make up the school. This dissertation aims to identify the social representations of gender for elementary school teachers in public schools in the state school system in the city of Natal/RN. In addition, we seek to verify the presence of gender concepts in the teacher education process of the researched teachers; understand how teachers' social representations of gender impact their pedagogical practices and understand how these representations guide their pedagogical conduct and practices. For that, the Free Word Association Technique (FWAT), the Image Analysis Technique, the questionnaire, direct observation and the logbook were used as technical procedures for data collection. The application of technical instruments for data collection took place in four schools in the state school system in the city of Natal/RN. For the treatment of these empirical data, we use, from a quantitative point of view, spreadsheets from Excel software, and the qualitative analysis process of the data took place through Content Analysis, including categorical analysis. In this way, we contemplate both quantitative and qualitative aspects of the research. The results of this study point to the existence of a social representation of gender for the teachers and professors surveyed expressed by the identity element presented through the spiral of meanings.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32083
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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