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Title: A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)
Authors: Cunha, Rita Thainá Correia da
Keywords: Autores;História da Educação;IHGRN;Impresso;Revista
Issue Date: 11-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CUNHA, Rita Thainá Correia da. A educação tecida pelos fios da "Casa da Memória": saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016). 2021. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Esta dissertação tem por objetivo analisar os artigos sobre educação presentes na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), assim como apresentar esse material como fonte para as pesquisas na área da educação. O IHGRN, fundado em 1902, é a entidade cultural mais antiga do estado do Rio Grande do Norte e mostra-se aberto para novas pesquisas, sendo seu acervo, especificamente sua Revista, um material de valor considerável para os pesquisadores da área da educação ainda pouco utilizado. Os primeiros artigos publicados sobre o tema em questão remetem ao ano de 1938, marco temporal inicial dessa pesquisa, e se estende até 2016. As fontes utilizadas para a realização desse trabalho foram as Revistas do IHGRN, desde o ano de fundação até 2016, disponibilizadas no site da Instituição, de forma digital, em parceria com o Laboratório de Imagens - Digitalização de Documentos Históricos (LABIM/UFRN). Essas revistas foram catalogadas através do método histórico, proposto por Michel de Certeau (2006), que visa compreender o lugar de produção do material manipulado pelo historiador. Assim, todos os artigos analisados foram inseridos em seus contextos de produção com a finalidade de compreender os motivos intrínsecos à produção historiográfica do IHGRN com relação a História da Educação, como também foram analisados os sócios autores dos textos publicados. Ainda na graduação, me dispus a pesquisar sobre os professores vinculados ao IHGRN, chegando à conclusão que, desde a fundação do Instituto, profissionais inseridos no âmbito educacional figuraram entre os sócios efetivos. Problematizei o fato de não existir artigos sobre educação na Revista, apesar de, no quadro de sócios, muitos professores estarem presentes. Essa problematização deu origem a pesquisa aqui realizada, que abarca conceitos como autores, proposto por Roger Chartier (2014), e modo de endereçamento, proposto por Elizabeth Ellsworth (2001), conduzindo à compreensão da discussão acerca dos sócios autores dos textos publicados, assim como o modo que o IHGRN apresentou, direcionou e representou o tema educação ao seu público leitor ao longo dos anos através de determinadas características. Compreendo ainda, que a educação, como proposta por José Gonçalves Gondra e Alessandra Schueler (2008), está envolvida em tramas de poder e interesses ao longo de todos os períodos históricos, sendo ela uma importante ferramenta para constituição do projeto político de construção da identidade nacional e regional.
Abstract: This dissertation aims to analyze the articles on education present in the Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (Historical and Geographical Institute of Rio Grande do Norte's Journal), as well as to present this material as a source for research in the area of education. The Institute, founded in 1902, is the oldest cultural entity in the state of Rio Grande do Norte, it is open to new research, its collection, and more specifically, its journal being a material of considerable value for researchers in the field of education but still rarely used. The first articles published on the subject in question refer to the year 1938, the initial time frame of this research, and extends to 2016. The sources used to carry out this researcj work were the Institute' Journals, from the year of foundation till 2016, available on the Institution's website, in digital format, in partnership with the Laboratório de Imagens - Digitalização de Documentos Históricos (Image Laboratory - Scanning of Historical Documents). These journals were cataloged through the historical method, proposed by Michel de Certeau (2006), which aims to understand the place of production of the material manipulated by the historian. This way, all the analyzed articles were inserted in their production contexts in order to understand the reasons behind the Institute's historiographical production in relation to the History of Education, the authors behind the published articles were also analyzed. Still in graduation, I began to research about the professors linked to Institute, reaching the conclusion that, since the foundation of the Institute, professionals in the educational field have been among the effective members. I questioned the fact that there are no articles on education in the journals, despite the fact that many professors are present in the membership. This problematization started the research made here, which involves concepts such as authors, proposed by Roger Chartier (2014), and mode of address, proposed by Elizabeth Ellsworth (2001), leading to the understanding of the discussion about the partners behind the published articles, as well as the way that the Institute presented, directed and represented the theme of education to its reading public over the years through certain characteristics. I also understand that the education, as proposed by José Gonçalves Gondra and Alessandra Schueler (2008), is involved in the plots of power and interests throughout all historical periods, being an important tool for the constitution of the political project of construction of the national and regional identity.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32088
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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