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Título: Políticas públicas x diversidade étnica cultural: um estudo da Comunidade Negra de Rural de Capoeiras-Macaíba/RN
Autor(es): Silva, Elizabeth Lima da
Orientador: Costa, João Bosco Araújo da
Palavras-chave: Comunidade rural quilombola;Política educacional;Etnicidade
Data do documento: 11-Abr-2003
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Elizabeth Lima da. Políticas públicas x diversidade étnica cultural: um estudo da Comunidade Negra de Rural de Capoeiras-Macaíba/RN. 2003. 174f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
Resumo: A presente dissertação avalia a política pública de educação de Macaíba/RN implementada na Comunidade Negra Rural de Capoeiras localizada no município de Macaíba/RN. Capoeiras é uma comunidade rural quilombola e, por isso, avaliou-se a efetividade da política educacional do município sob a ótica da diversidade étnico-cultural. As políticas de educação, em sua dimensão universalista, mesmo que alcancem os objetivos de incluir todas(os) no sistema educacional, não serão efetivas se, em sua formulação e implementação, deixarem de incorporar a dimensão da diversidade étnico-cultural que constitui a formação social brasileira. Partindo deste pressuposto, políticas públicas e diversidade étnicocultural constituem-se no tema deste trabalho, que tem como objeto a atuação do Estado no âmbito da comunidade de Capoeiras, bem como avaliar em que medida a política educacional do município tem incorporado as especificidades étnicas e culturais nos programas e práticas educacionais. A pesquisa demonstrou que a política educacional do município de Macaíba não tem incorporado as especificidades étnicas e cultural da comunidade de Capoeiras em sua efetivação, reproduzindo a negação o que significa não levar em consideração as especificidades da diversidade que constitui a sociedade brasileira, o que acarreta, em relação aos moradores da comunidade, a reprodução de situações e práticas de preconceito e discriminação racial.
Abstract: This dissertation assesses the public education policy of Macaíba / RN implemented in the Black Rural Community of Capoeiras located in the municipality. Capoeiras is a quilombola rural community and, therefore, the effectiveness of the municipality's educational policy was evaluated from the perspective of ethnic-cultural diversity. Education policies, in their universalist dimension, even if they achieve the objectives of including all of them in the educational system, will not be effective if, in their formulation and implementation, they fail to incorporate the dimension of ethnic-cultural diversity that constitutes training. Brazilian social system. Based on this assumption, public policies and ethno-cultural diversity are the theme of this work, which has as its object the performance of the State within the Capoeiras community, as well as assessing the extent to which the municipality's educational policy has incorporated ethnic specificities. and cultural aspects in educational programs and practices. The research demonstrated that the educational policy of the municipality of Macaíba has not incorporated the ethnic and cultural specificities of the Capoeiras community in its effectiveness, reproducing the denial which means not taking into account the diversity that constitutes Brazilian society, which entails, in relation to the residents of the community, the reproduction of situations and practices of prejudice and racial discrimination.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32093
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