Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32124
Título: O trabalho por plataforma digital: o caso dos motoristas da Uber
Autor(es): Fonseca, Wagner de Sousa
Orientador: Sales, Ana Patricia Dias
Palavras-chave: Acumulação flexível;Plataforma digital;Precarização do trabalho;Uberização
Data do documento: 19-Out-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FONSECA, Wagner de Sousa. O trabalho por plataforma digital: o caso dos motoristas da Uber. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: O presente estudo versa sobre as plataformas digitais como ferramentas de gestão laboral, próprias da atual fase do capitalismo da Era Digital, que promovem uma exacerbação do valor da flexibilidade ao operacionalizar uma forma de trabalho totalmente sob demanda. Trata-se de uma investigação que tem o objetivo de analisar a relação trabalhista que se estabelece entre a Uber e os motoristas cadastrados na referida plataforma de mediação de serviço de transporte particular na cidade do Natal/RN, no período compreendido entre os anos de 2016 e 2020. Partiu-se do pressuposto que, nessa relação laboral, os trabalhadores assimilam os valores relacionados à ideologia do empreendedorismo, ao ponto de não se perceberem sujeitados à Uber. A pesquisa se valeu do recurso técnico da entrevista semiestruturada como meio de obter dados primários junto aos sujeitos colaboradores e de revisão da vasta bibliografia referente à temática em evidência. Constatou-se que os motoristas uberizados confundem a flexibilidade para determinar seus próprios horários de trabalho com a liberdade de um trabalhador sem patrão. Essa ideia é reforçada pela empresa/plataforma por meio de suas peças publicitárias, que têm uma linha discursiva de que seus trabalhadores são parceiros, com autonomia para escolher os dias e horários que desejam trabalhar.
Abstract: The following study elaborates on digital platforms as labor management tools typical of the current phase of capitalism in the Digital Era, which promote the overvaluing of flexibility while structuring work on a completely on-demand basis. The investigation aims to analyze the labor relation established between the Uber company and the drivers registered in their platform of private transportation mediation, in the city of Natal/RN, over the period of four years between 2016 and 2020. The initial premise was that workers in this labor dynamic would assimilate the values related to the ideology of entrepreneurship to the point of not perceiving themselves as submitted to Uber. The research relied on semistructured interviews as a means of obtaining primary data with the colaborating subjects, as well as a vast bibliographical research on literature pertaining to the evidenced themes. We were able to verify that uberized workers confuse the flexibility of setting your own working hours to the freedom of a worker with no boss. This idea is reinforced by the company through its publicity ads, which portray their workers as partners with full autonomy to pick the days and times when they wish to work.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32124
Aparece nas coleções:PPGEUR - Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalhoplataformadigital_Fonseca_2020.pdf965,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.