Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163
Title: | O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola |
Authors: | Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite |
Advisor: | Vieira, Marcilio de Souza |
Keywords: | Teatro;Educação;Processo criativo;Bullying |
Issue Date: | 17-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | CAVALCANTE, Rafaely de Vasconcelos Leite. O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola. 2020. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
Portuguese Abstract: | Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, localizada no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN, através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a finalidade de enfrentar o bullying que vem ocorrendo na escola campo de pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns paradigmas a respeito do bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin & Taylor (2006), que tratam do bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos, portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante, tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam nosso estudo são: diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola, quais são as possibilidades de enfrentamento ao bullying? Dentro do Ensino do Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações humanas e de respeito na escola. |
Abstract: | This is an article whose objective is to present the result of a work as an educational practice carried out at the State School Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, located in the Lagoa Azul Neighborhood, in the North Zone of Natal/RN, through the creative process developed by the Mythos Theater Company, with the purpose of facing the Bullying that has been occurring in the school research field and its surroundings. The work is justified, because it seeks to break some paradigms about Bullying, bringing to reflection those involved so that social and educational measures may be taken, so that this problem is faced more effectively. The show Azul Turquesa is based on a collaborative scenic construction, having as reference the anthropological theater of Eugênio Barba (1994); the role of the teacher and the school based on the discussion of Walter Kohan (2015); the studies of Beaudoin & Taylor (2006), which deal with Bullying and disrespect, a culture that must be extinguished from school; the discussions made by Ana Beatriz Silva (2015), in her book Bullying: dangerous minds in schools, among others. Therefore, we take as a methodology for the approach to the theme, a qualitative descriptive research, considering the case study, as a strategy for the expression of the studied reality, according to (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), as well as a participant observation, in view, as researcher and coordinator, to be inserted within the daily life of the group (BECKER, 1994). The research questions that guide our study are: Given the experiences of students, inside and outside the school, what are the possibilities of coping with Bullying? Within Theater Teaching, how can the creative process collaborate with the confrontation of school bullying? This said, we consider our study relevant, since, as a methodology, it can contribute to the improvement of human relations and respect in school. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163 |
Appears in Collections: | PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.