Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32241
Título: O ser do sensível como matriz do pensamento: filosofia e arte em Gilles Deleuze
Autor(es): Araújo, André Vinícius Nascimento
Orientador: Pellejero, Eduardo Anibal
Palavras-chave: Pedagogia dos sentidos;Empirismo transcendental;Literalidade;Pedagogia do conceito
Data do documento: 17-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, André Vinícius Nascimento. O ser do sensível como matriz do pensamento: filosofia e arte em Gilles Deleuze. 2020. 221f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Partimos da seguinte proposição: para a filosofia de Gilles Deleuze toda Ideia é imediatamente estética. É possível pensar uma relação “não mediada” entre as Ideias e a sensação: a sensação é a matriz do pensamento. Tal proposição encontra sua sustentação na medida em que Deleuze extrai do encontro entre a filosofia e a arte uma concepção de gênese do pensamento através da experimentação. Tanto a filosofia quanto a arte possuem suas próprias Ideias criativas e modos específicos de atualizar essas Ideias, mas ambas estão diretamente relacionadas com as sensibilia ou qualidades sensíveis. Nosso intuito é o de mostrar como a filosofia passa a ter como imprescindível a capacidade da arte de nos pôr em contato com as diferenças no sensível, o que Deleuze chama de empirismo transcendental sob duas implicações fundamentais: 1) a violência de encontros involuntários que tornam nossas faculdades discordantes, como uma crítica ao modo dogmático de pensar dominado pela representação; 2) a pesquisa filosófica como um modo de aprendizado que põe o pesquisador em relação com elementos de uma vitalidade pré-individual. Propomos dividir nosso trabalho em duas etapas: uma pedagogia dos sentidos e uma pedagogia do conceito. Na primeira, fazemos uma genealogia da linhagem filosófica imanentista que engendra a concepção deleuziana de ser do sensível e de empirismo transcendental. Na segunda, investigamos as relações entre arte e filosofia em seus atos de criação.
Abstract: We start with the following proposition: in Gilles Deleuze’s philosophy, every Idea is immediately aesthetic. It is possible to think of an “unmediated” relationship between Ideas and sensation: sensation is the matrix of thought. Such proposition is supported insofar as Deleuze extracts from the encounter between philosophy and art a conception of genesis of thought throught experimentation. Both philosophy and art have their own creative Ideas and their specific ways of actualizing those Ideas, but both are directly related to the sensibilia or sensitive qualities. Our intent is to show how philosophy comes to have as indispensable the capacity that art has of putting us in contact with the differences in the sensible, which Deleuze calls transcendental empiricism under two fundamental implications: 1) the violence of involuntary encounters that make our faculties discordant, as a critic to the dogmatic way of thinking dominated by representation; 2) the philosophical research as a way of learning that puts the researcher in relationship with elements of a pre-individual vitality. We propose to divide our work in two stages: a pedagogy of the senses and a pedagogy of the concept. In the former, we make a genealogy of immanentist philosophical lineage which engenders our deleuzian concept of being of the sensible and of transcendental empiricism. In the latter, we investigate the relationships between art and philosophy in their acts of creation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32241
Aparece nas coleções:PPGFIL - Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sersensivelmatriz_Araujo_2020.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.