Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32424
Title: Obstáculos epistemológicos no pensamento científico de Benjamin Franklin: contribuições para o ensino da eletricidade
Authors: Domingos, Fernanda Daniele de Sousa
Advisor: Martins, André Ferrer Pinto
Keywords: História e Filosofia da Ciência;Gaston Bachelard;Obstáculos epistemológicos;História da eletricidade;Benjamin Franklin
Issue Date: 11-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DOMINGOS, Fernanda Daniele de Sousa. Obstáculos epistemológicos no pensamento científico de Benjamin Franklin: contribuições para o ensino da eletricidade. 2021. 98f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Há décadas, as pesquisas em Ensino de Ciências têm direcionado parte de seus interesses a discussões envolvendo a História, a Filosofia e a Sociologia das Ciências. Nesse terreno de interface, merecem atenção, principalmente, as discussões promovidas por filósofos da ciência que procuraram construir modelos teóricos explicativos a partir da compreensão do desenvolvimento histórico da ciência. Dentre eles, podemos destacar Gaston Bachelard (1884-1962), epistemólogo francês e filósofo da ciência que propõe analisar a história das ciências e de suas revoluções, como também das démarches do espírito científico, desenvolvendo uma obra com profundas implicações pedagógicas. Um dos conceitos centrais inaugurado pela epistemologia histórica bachelardiana é obstáculo epistemológico, o qual surge inevitavelmente no processo de construção do conhecimento científico que se pretende objetivo. Com base nesse referencial, objetivou-se investigar a presença de alguns obstáculos epistemológicos nos estudos em eletricidade realizado por Benjamin Franklin (1706-1790), principalmente nas ideias contidas na obra Experimentos e Observações em Eletricidade, feitos na Filadélfia na América (1769), que foi tomada como base para análises. A partir desse estudo, foi possível reconhecer a presença de obstáculos, dentre eles, o substancialista e o verbal, mencionados por Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico (1938). Nessa direção, sem impor um paralelismo, o conhecimento dos obstáculos epistemológicos “históricos” pode ser útil para a compreensão das concepções e dificuldades manifestas pelos estudantes em situações de ensino, com referência aos conteúdos de eletricidade.
Abstract: For decades, research in Science Education has directed part of his interests to discussions involving History, Philosophy, and Sociology of Sciences. In this interface field, the discussions promoted by philosophers of science who sought to build theoretical explanatory models from the understanding of the historical development of science deserve attention. Among them, we can highlight Gaston Bachelard (1884-1962), a French epistemologist and philosopher of science, who proposes to analyze the history of sciences, their revolutions, as well as the démarches of the scientific spirit, developing work with profound pedagogical implications. One of the central concepts inaugurated by the Bachelardian historical epistemology is that of an epistemological obstacle, which inevitably arises in the process of construction of scientific knowledge that is intended to be objective. Based on this framework, the objective was to investigate the appearance of some epistemological obstacles in the studies on electricity by Benjamin Franklin (1706-1790), mainly in the ideas contained in the work Experiments and Observations in Electricity, made in Philadelphia in America (1769), that was taken as the basis for the analyzes. From this study, it was possible to recognize the presence of obstacles, among them, the substantial and the verbal, mentioned by Bachelard in his work The Formation of the Scientific Spirit (1938). In this direction, without imposing parallelism, the knowledge of the “historical” epistemological obstacles can be useful for the understanding of the conceptions and difficulties manifested by students in teaching situations, concerning the contents of electricity.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32424
Appears in Collections:PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
Obstaculosepistemologicospensamento_Domingos_2021.pdf1,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.