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Title: Avaliação institucional via SINAES: um estudo sobre representações sociais dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRN
Authors: Nascimento Júnior, Reinaldo Tamandaré do
Keywords: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;Educação;Técnico em Assuntos Educacionais;Representação social;Trabalho
Issue Date: 27-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO JÚNIOR, Reinaldo Tamandaré do. Avaliação institucional via SINAES: um estudo sobre representações sociais dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRN. 2020. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: O presente estudo busca analisar a atuação do Técnico em Assuntos Educacionais das Unidades Institucionais e Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à avaliação institucional via Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as suas relações estabelecidas com o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como foco a problemática da avaliação institucional, num prisma de representação social atribuída por parte dos agentes envolvidos, em especial, os Técnicos em Assuntos Educacionais. É um estudo de caráter qualitativo, realizado com base na observância de referenciais bibliográficos e produções da área, com destaque para autores como Moscovici (2002, 2003), Jodelet (1989, 2002) e Arruda (2002, 2005), no que diz respeito à representação social, além do emprego de questionários, aplicação de entrevista e da Técnica de Associação Livre de Palavras para fins de análise descritiva e de conteúdo, conforme aponta Bardin (1977). Como resultado, aponta não haver uma representação social sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior em si, visto que há apenas um mero discurso circulante no trabalho ou, no máximo, uma representação individual e de profissional da área. No processo de avaliação, parece predominar apenas um atendimento ao marco legal; carecendo de ser mais aprimorado. A pesquisa também evidencia que o tema carece de um melhor aporte teórico.
Abstract: This study aims to analyze activities of Technician in educational issues from Institutional and Academical Units from Universidade Federal do Rio Grande do Norte, related to institutional evaluation by the National System of Evaluation of Higher Education and its relationship with teaching-learning process. This research focuses on the problematic of institutional evaluation, by the agents’ social representation, specially, Technician in educational issues. It is a qualitative study, based on literature review and production about this theme, detaching some authors like Moscovici (2002, 2003), Jodelet (1989, 2002) and Arruda (2002, 2005), related to social representation, besides questionnaires, interview and Test of Free Association of Words application to take a descriptive and content analyze, according to Bardin (1977). As result, it points there is not a social representation about National System of Evaluation of Higher Education, since there is only a vague and current discourse at the work, or, at most, an individual and professional representation. In the process of evaluation, it seems predominate only a compliance to legal rules; needing more improvement. This research makes evident too this theme needs a best theoretical approach.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32646
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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