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Título: Observatório da formação docente continuada para coleta de dados sobre necessidades formativas
Autor(es): Barbosa, Cristiane Clébia
Orientador: Martins, Cibelle Amorim
Palavras-chave: Formação docente continuada;Necessidades formativas;Observatório
Data do documento: 23-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARBOSA, Cristiane Clébia. Observatório da formação docente continuada para coleta de dados sobre necessidades formativas. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O processo de formação docente precisa ocorrer permanentemente, mas a oferta de cursos deve refletir as necessidades específicas e contextuais das diferentes realidades enfrentadas pelos professores. Identificar as demandas formativas deve ser um processo que antecede o planejamento dos cursos, pois o conhecimento de tais elementos pode trazer um diagnóstico e uma eficácia à uma formação contextualizada com a realidade dos docentes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo criar um Observatório da Formação Docente Continuada (ObFoCo), para contribuir com as instituições formadoras na proposição de cursos com temáticas mais sintonizadas com a realidade do chão da escola. O ObFoCo é um sistema de coleta das demandas de formação dos professores para subsidiar a oferta de cursos de formação continuada. O percurso metodológico deste trabalho teve como objetivos específicos: a) Descobrir como os professores encaminham suas necessidades de capacitação às instituições formadoras; b) Analisar como se dá a proposta de cursos de formação docente continuada pelas instituições formadoras; e c) Desenvolver um sistema de coleta permanente de dados sobre demandas formativas dos professores. O método científico utilizado para este trabalho foi o Design Science Research (DSR), com uma abordagem qualitativa e de natureza aplicada. A pesquisa também é do tipo exploratória e descritiva. O campo investigativo foi delimitado nas escolas da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Norte-RN. A quantidade de respondentes da pesquisa foi 215 professores e seis representantes de instituições formadoras. A maioria dos professores declararam não serem consultados sobre suas necessidades formativas e, além das formações propostas pelas instituições que trabalham, procuram formações por conta própria. As instituições formadoras participantes informaram não possuir um sistema para coletar demandas de formação. O ObFoCo foi desenvolvido como um Sistema de Informação (SI). As necessidades formativas cadastradas pelos professores serão os dados de entrada e a saída será a lista de demandas formativas divididas por tipo de conhecimento: Pedagógico, Conteúdo e Tecnológico. No ObFoCo os professores são protagonistas da sua formação, atualizando o sistema constantemente com informações sobre suas necessidades formativas. As instituições formadoras terão um banco de dados com demandas de formação específicas apresentadas pelos professores.
Abstract: The teacher training process needs to happen permanently, but the offer of courses must reflect the specific and contextual needs of the different realities faced by teachers. Identifying the training demands must be a process that precedes the planning of the courses since the knowledge of such elements can bring a diagnosis and effectiveness to a training contextualized with the reality of the teachers. Thus, this research aims to create an Observatory of Continuing Teacher Education (ObFoCo), to contribute to training institutions in proposing courses with themes more in tune with the reality of the school floor. ObFoCo is a system for collecting teacher training demands to support the provision of continuing education courses. The methodological path of this work had the following specific objectives: a) To discover how teachers send their training needs to training institutions; b) Analyze how the proposal for continuing teacher training courses by the training institutions takes place, and c) Develop a permanent data collection system on teachers' training demands. The scientific method used for this work was Design Science Research (DSR), with a qualitative and applied approach. The research is also exploratory and descriptive. The investigative field was defined in public and private schools in the State of Rio Grande do Norte-RN. The number of respondents to the survey was 215 teachers and six representatives of training institutions. Most of the teachers declared that they were not consulted about their training needs and, in addition to the training proposed by the institutions they work for, seek training on their own. The participating training institutions reported that they did not have a system to collect training demands. ObFoCo was developed as an Information System (IS). The training needs registered by the teachers will be the input data and the output will be the list of training demands divided by type of knowledge: Pedagogical, Content, and Technological. At ObFoCo, teachers are the protagonists of your training, constantly updating the system with information about your training needs. The training institutions will have a database with specific training demands presented by the teachers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32731
Aparece nas coleções:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

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