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Title: Dos "confins do Brasil" às passarelas: os sertões em/na moda
Authors: Santos, Marcelino Gomes dos
Advisor: Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
Keywords: História dos Sertões;Moda;Sertão;Ronaldo Fraga;Akihito Hira
Issue Date: 1-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Marcelino Gomes dos. Dos "confins do Brasil" às passarelas: os sertões em/na moda. 2021. 266f. Dissertação (Mestrado em História - Ceres) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Esta dissertação trata da costura de sentidos sobre os sertões no espaço discursivo da moda brasileira, a partir do lançamento de duas coleções de vestuário assinadas por estilistas brasileiros e desfiladas em eventos de moda nacionais. Nesta direção, elegemos como objetos de estudo as coleções de moda “Carne Seca ou Um Turista Aprendiz em Terra Áspera”, do estilista mineiro Ronaldo Fraga, lançada na São Paulo Fashion Week, em 2013; e “Vaqueiro Desconstruído pela Alfaiataria”, do estilista paulista Akihito Hira, coleção vencedora do concurso Ceará Moda Contemporânea, em 2017. No trajeto dessa investigação, buscamos analisar o diálogo dos estilistas brasileiros com o conceito de sertão, sua inscrição no espaço discursivo da moda, sua associação à linguagem das roupas, observando os signos que foram agenciados pelos estilistas para levar os sertões às passarelas e discutir as (re)construções imagéticas e discursivas operadas a partir dos referidos eventos, com atenção às continuidades e rupturas de sentido sobre a ideia de sertão. Concebemos, neste caminho, que a presença do conceito de sertão no espaço discursivo da moda brasileira implica a sua (re)criação, isto é, o cerzir de novos enunciados, novas formas de vê-los e dizê-los, posto que a moda, antes de tudo, está ligada àquilo que é contemporâneo.
Abstract: This dissertation deals with the sewing of meanings on the sertões in the discursive space of Brazilian fashion, from the launch of two clothing collections signed by Brazilian designers and paraded in national fashion events. In this direction, we have chosen as objects of study the fashion collections “Carne Seca ou Um Turista Aprendiz em Terra Áspera”, by stylist from Minas Gerais, Ronaldo Fraga, launched at São Paulo Fashion Week, in 2013; and “Vaqueiro Desconstruído pela Alfaiataria”, by São Paulo stylist Akihito Hira, winning collection of the Ceará Moda Contemporânea contest, in 2017. In the course of this investigation, we seek to analyze the dialogue of Brazilian designers with the concept of sertão, their inscription in the discursive space of fashion, its association with the language of the clothes, observing the signs that were arranged by the stylists to take the sertões to the catwalks and discuss the imagery and discursive (re)constructions operated from those events, with attention to the continuities and ruptures of meaning about the idea of sertão. We conceive, in this way, that the presence of the concept of sertão in the discursive space of Brazilian fashion implies its (re)creation, that is, the darning of new statements, new ways of seeing and saying them, since fashion, first of all, it is linked to what is contemporary.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32736
Appears in Collections:CERES - Mestrado em História

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