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Title: Análise de verbetes em dicionários escolares do tipo 3 do Programa Nacional do Livro Didático
Other Titles: Analysis of terms in type 3 school dictionaries in the National Didactic Book Program
Authors: Santiago, Márcio Sales
Silva, Maria Laura da
Keywords: Lexicografia pedagógica;Pedagogical lexicography;Dicionário escolar;School dictionary;PNLD;PNLD
Issue Date: 2018
Publisher: Iniciação Científica Cesumar
Citation: SANTIAGO, Márcio Sales; SILVA, Maria Laura da. Análise de verbetes em dicionários escolares do tipo 3 do Programa Nacional do Livro Didático. Iniciação Científica Cesumar, Maringá, v. 20, n. 2, p. 209-219, 2018. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/6973. Acesso em: 12 jan. 2021. http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2018v20n2p209-219.
Portuguese Abstract: O dicionário escolar é um importante instrumento de ensino/aprendizagem de língua materna, entretanto, pouco utilizado em sala de aula, haja vista que muitos professores não possuem o domínio das múltiplas funções que o dicionário pode alcançar ao ser explorado nas suas diversas especificidades. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou analisar verbetes que figuram nos dicionários escolares do tipo 3, avaliados e selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Dicionários 2012), do Ministério da Educação (MEC). Estes dicionários escolares são destinados para os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental II. Em face disso, observamos as várias possibilidades pedagógicas do uso do dicionário em sala de aula por meio da análise contrastiva dos verbetes. Tomamos como pressuposto teórico da Lexicografia Pedagógica os trabalhos de Krieger (2007; 2012), Pontes (2009) e Santiago (2012, 2015). O corpus foi constituído por cinco dicionários do tipo 3 aprovados pelo PNLD Dicionários 2012, nos quais foram selecionados verbetes a partir de alguns critérios pertinentes. Os dados relativos aos verbetes foram registrados em fichas criadas em um banco de dados com a finalidade de armazenar as informações de cada verbete. As análises revelaram aspectos paradigmais divergentes de um mesmo verbete em diferentes dicionários, bem como informações que são comuns entre os dicionários analisados
Abstract: The school dictionary is a highly relevant tool for teaching/learning of the mother tongue, even though it is scarcely employed in the classroom. This is due to the fact that several teachers lack dominion on its multiple functions and specificities. Current analysis studies terms in Type 3 school dictionaries, evaluated and selected by the National Didactic Book Program (PNLD - Dictionaries 2012) of the Brazilian Ministry of Education (MEC). The above mentioned dictionaries are used by 6 and 9 Year students of Basic Education. The several pedagogical possibilities for the use of the dictionary in the classroom are investigated by the contrastive analysis of the terms. Research by Krieger (2007; 2012), Pontes (2009) and Santiago (2012, 2015) foregrounds the theoretical presuppositions of the Pedagogical Lexicography. Research corpus comprised five Type 3 Dictionaries approved by the PNLD Dictionaries 2012, from which terms were selected. Data related to the terms were registered in charts established in a data base to store information on each term. Analyses reveal divergent and also common paradigmatic aspects of the same term in several dictionaries
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32932
ISSN: 2176-9192 (Online)
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