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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32974
Título: | Por amor ao mundo: educação e direitos humanos segundo Hannah Arendt |
Autor(es): | Farias, Ana Santana Batista |
Orientador: | Menezes, Antônio Basílio Novaes Thomaz de |
Palavras-chave: | Educação;Direitos humanos;Totalitarismo |
Data do documento: | 28-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | FARIAS, Ana Santana Batista. Por amor ao mundo: educação e direitos humanos segundo Hannah Arendt. 2021. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar as reflexões político-filosóficas de Hannah Arendt, volvendo o olhar para detectar os fios constituintes da sua teia conceitual, capazes de fundamentar os pilares universais inerentes à educação e à validade fundacional dos direitos humanos, na perspectiva arendtiana. O percurso da pesquisa traçado, primeiramente, averigua o recente contexto histórico desafiador da educação em direitos humanos no Brasil, marcado pelo retrocesso do Estado brasileiro no cumprimento da agenda progressista de direitos humanos. Em um segundo momento, partindo metodologicamente do estudo bibliográfico das obras principais de Arendt, se trazem à tona as repercussões na educação e nos direitos humanos, advindas da crise do mundo moderno, representada em grande medida pelo infortúnio legado deixado pelos regimes totalitários ocorridos no século XX. Posteriormente, intenta-se emergir, segundo a reflexão arendtiana, os elementos fundantes comuns da educação e dos direitos humanos, a saber: responsabilidade, tradição e pluralidade, com a tarefa de compreendê-los como preciosidades contributivas para uma nova perspectiva da educação em direitos humanos, assecuratória de que a promessa vinculante da proteção da dignidade humana reside na responsabilidade de todos pelo mundo comum, alicerçado na pluralidade humana, mesmo em tempos sombrios como os que vivenciamos no atual cenário da educação brasileira. |
Abstract: | The present work intends to analyze the political-philosophical reflections of Hannah Arendt, looking back to detect the constituent threads of her conceptual web, capable of founding the universal pillars inherent to education and the foundational validity of human rights, in the Arendtian perspective. The research path traced, first, ascertains the recent challenging historical context of human rights education in Brazil, marked by the regression of the Brazilian State in the fulfillment of the progressive human rights agenda. In a second step, starting from the bibliographic study of Arendt's main works, the repercussions on education and human rights, brought about by the crisis of the modern world, brought about by the great misfortune left by the totalitarian regimes that occurred in the century, are brought to light XX. Subsequently, it is intended to emerge, according to Arendtian reflection, the common founding elements of education and human rights, namely: responsibility, tradition and plurality, with the task of understanding them as contributory gems for a new perspective of rights education human beings, assurance that the binding promise of protecting human dignity resides in everyone's responsibility for the common world, based on human plurality, even in dark times like the ones we experience in the current scenario of Brazilian education. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32974 |
Aparece nas coleções: | PPGED - Mestrado em Educação |
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