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Título: Legibilidade e custos de agência em empresas brasileiras no novo mercado de governança corporativa
Título(s) alternativo(s): Readability and agency costs in Brazilian companies in the new corporate governance market
Autor(es): Inoue, Picter da Silva
Orientador: Mota, Renato Henrique Gurgel
Palavras-chave: Legibilidade;Governança corporativa;Custos de agência
Data do documento: 27-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: INOUE, Picter da Silva. Legibilidade e custos de agência em empresas brasileiras no novo mercado de governança corporativa. 2021. 38f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar se a legibilidade das Demonstrações Financeiras Padronizadas influencia os Custos de agência nas empresas brasileiras do Novo Mercado de Governança Corporativa. A clareza da narrativa textual é vital para interpretar as informações contidas nos relatórios financeiros e sua ausência é significante em relação aos problemas de agência. Minimizar esses problemas tende a reduzir custos sobre as informações dessas instituições. Este estudo contribui à literatura por analisar o contexto brasileiro da legibilidade em entidades com Governança Corporativa e pode contribuir aos órgãos reguladores por analisar informações divulgadas dessas companhias. A pesquisa utiliza as Demonstrações Financeiras Padronizadas de 113 empresas participantes do Novo Mercado referente ao período de 2017 a 2018. Utilizando como parâmetro de mensuração para legibilidade o índice de leitura de Flesch e envolvendo dados dispostos em Painel, estatística descritiva e os resultados de regressões OLS para testar a legibilidade das Demonstrações Financeiras e os Custos de agência, a hipótese estabelecida é de que empresas com maior legibilidade das demonstrações possuem menores custos de agência. Os resultados demonstraram que ao apresentar maior legibilidade nas demonstrações financeiras, as empresas também apresentam custos de agência mais altos, rejeitando a hipótese levantada no estudo e contrariando a premissa de que a legibilidade diminuiria esses custos no Brasil.
Abstract: The objective of this work is to verify if the readability of the Standardized Financial Statements influences the Agency costs in the Brazilian companies of the Novo Mercado of Corporate Governance. The clarity of the textual narrative is vital for interpreting the information contained in the financial reports and its absence is significant in relation to agency problems. Minimizing these problems tends to reduce costs on the information of these institutions. This study contributes to the literature by analyzing the Brazilian context of readability in entities with Corporate Governance and can contribute to Organs regulatory bodies by analyzing information disclosed by these companies. The research uses the Standardized Financial Statements of 113 companies participating in the Novo Mercado for the period from 2017 to 2018. Using the Flesch reading index as a measurement parameter and involving data displayed in a Panel, descriptive statistics and the results of OLS regressions. to test the readability of the Financial Statements and Agency Costs, the hypothesis is that companies with greater legibility of the statements have lower agency costs. The results showed that by presenting greater legibility in the financial statements, companies also have higher agency costs, rejecting the hypothesis raised in the study and contradicting the premise that readability would decrease these costs in Brazil.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33086
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado em Ciências Contábeis

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