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Título: Desenvolvimento de recurso educacional sobre educação sexual para adolescentes: um estudo de caso no projeto "Sífilis Não"
Título(s) alternativo(s): Development of an educational resource on sexual education for adolescents: a case study in the “Sífilis Não” project
Autor(es): Gadelha, Marília Moreira Torres
Orientador: Lins, Hertz Wilton de Castro
Palavras-chave: Tecnologia educacional;Educação sexual;Saúde do adolescente;Formação profissional em Saúde;Educação em saúde
Data do documento: 4-Jun-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GADELHA, Marília Moreira Torres. Desenvolvimento de recurso educacional sobre educação sexual para adolescentes: um estudo de caso no projeto "Sífilis Não". 2021. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Introdução: Observa-se a necessidade de profissionais de saúde abrirem espaços para discussão de temáticas como, sexualidade e contracepção com adolescentes, para que dúvidas sejam esclarecidas, reflexão e sensibilização dos adolescentes sejam motivadas, de modo a promover a formação de seres humanos com capacidade de realizar escolhas conscientes e decisões responsáveis. Existem possibilidades de se desenvolver meios de educação em saúde através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A tecnologia educativa pode ser considerada uma medida eficaz para traçar ações estratégicas voltadas para os jovens. Objetivo: Desenvolver e disponibilizar um recurso educacional em plataforma virtual de aprendizagem (AVASUS) vinculado ao projeto “Sífilis não” para capacitação de profissionais da saúde sobre educação sexual para adolescentes. Método: o desenvolvimento do módulo deu-se a partir da realização de cursos preparatórios para orientação da conteudista acerca do preparo de material para o AVASUS; Inscrição em cursos do AVASUS para subsidiar a conteudista na elaboração do módulo; Busca de artigos em periódicos sobre a ideia do módulo para conhecer o impacto inovador na construção dessa tecnologia e quais ferramentas já foram desenvolvidas sobre essa temática; Utilização da ferramenta Gestão de Projetos para anexação de documentos, materiais e pautas de reuniões com os orientadores; Templates desenvolvidos pela equipe do AVASUS para orientar a conteudista sobre o padrão a ser seguido para melhor compreensão da ideia; Cadastro no The manager (ferramenta de gestão de projetos dos módulos educacionais produzidos no projeto "Sífilis Não") para anexar o plano do módulo e acompanhar o andamento da construção pela equipe responsável. O produto: o módulo educacional está voltado para profissionais da Atenção Primária à saúde que se interessa pelo assunto sobre educação sexual para adolescentes, considerando as infecções sexualmente transmissíveis, bem como os principais métodos contraceptivos e suas recomendações para essa faixa etária. Conclusão: o desenvolvimento de competências que este módulo proporcionará pode abrir margem para se trabalhar esta metodologia nos serviços de saúde, incentivando profissionais da saúde a utilizarem tal ferramenta no ambiente que está inserido.
Abstract: Introduction: There is a need for health professionals to open spaces for discussion of issues such as sexuality and contraception with adolescents, so that doubts are clarified, reflection and awareness of adolescents are motivated, in order to promote the formation of human beings with capacity to make conscious choices and responsible decisions. There are possibilities to develop means of health education through the use of Information and Communication Technologies (ICT). Educational technology can be considered an effective measure to outline strategic actions aimed at young people. Objective: To develop and make available an educational resource on a virtual learning platform (AVASUS) for training health professionals on sexual education for adolescents. Method: the development of the module took place from the completion of preparatory courses for the orientation of the content expert on the preparation of material for AVASUS; Enrollment in AVASUS courses to support the content writer in the development of the module; Search for articles in journals about the module idea to know the innovative impact on the construction of this technology and which tools have already been developed on this theme; Use of the Project Management tool to attach documents, materials and agendas for meetings with supervisors; Templates developed by the AVASUS team to guide the content writer on the pattern to be followed for a better understanding of the idea; Register in The manager (project management tool for educational modules produced in the "Sífilis Não" project) to attach the module plan and monitor the progress of construction by the responsible team. The product: the educational module is aimed at Primary Health Care professionals interested in the subject of sexual education for adolescents, considering sexually transmitted infections, as well as the main contraceptive methods and their recommendations for this age group. Conclusion: the development of skills that this module will provide can open the way for working this methodology in health services, encouraging health professionals to use this tool in the environment in which it is inserted.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33123
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

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