Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33276
Título: A formação do psicólogo clínico fenomenológico-existencial: o cultivo de um modo de ser-no-mundo?
Autor(es): Guimarães, Firmiana Correia Lima
Orientador: Dutra, Elza Maria do Socorro
Palavras-chave: Formação do psicólogo;Psicologia Fenomenológico-Existencial;Psicologia clínica;Pesquisa fenomenológica
Data do documento: 28-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GUIMARÃES, Firmiana Correia Lima. A formação do psicólogo clínico fenomenológico-existencial: o cultivo de um modo de ser-no-mundo?. 2021. 99f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O processo de formação de psicólogos clínicos fenomenológico-existenciais é atravessado por desafios devido ao seu caráter artesanal e seu lugar dentro da Psicologia, enquanto uma clínica que não se propõe a ajustar o indivíduo a um mundo dado, mas possibilitar um retorno ao poderser. O trabalho teve o objetivo de compreender a experiência da formação dos psicólogos clínicos fenomenológico-existenciais e o que acontece, para além da teoria, nesse processo, que consideramos como o cultivo de um modo de ser, visto que aprender a agir fenomenologicamente é algo que só se dá na vivência e que a ação clínica requer um pensamento meditante e um modo de habitar sereno frente às requisições da Era da técnica. Participaram da pesquisa quatro psicólogas com formação na área. A aproximação de suas experiências se deu pela narrativa, observando-se o seu caráter artesanal e dialógico. A compreensão se deu com base na ontologia heideggeriana e na proposição do círculo hermenêutico como inspiração para análise das narrativas, enfatizando o aspecto circular e não definitivo da compreensão. As narrativas revelaram que a afinação com a perspectiva filosófica e o desenvolvimento de um modo de ser fenomenológico passam pelas existências singulares de cada psicólogo, elas são impressas na escolha pelo caminho e no modo como se relacionam com ele. O modo de ser cultivado na formação ultrapassa o papel do profissional e toma toda a existência, sendo esse modo de presença próximo do artesão, do poeta e do filósofo que, nas concepções heideggerianas, aponta para esses ofícios como aqueles que desvelam, na linguagem poética, o aceno do ser.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33276
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Formaçaopsicologoclinico_Guimaraes_2021.pdf576,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.