Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33419
Título: Manual para a utilização do Dashboard de gestão de pessoas da rede Ebserh
Autor(es): Oliveira, Flávia Regina Buzar Perroni Magalhães de
Orientador: Costa, Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim
Palavras-chave: Gestão de pessoas;Dashboard;Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares;Manual;Políticas públicas
Data do documento: 29-Jun-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Flávia Regina Buzar Perroni Magalhães de. Manual para a utilização do Dashboard de gestão de pessoas da rede Ebserh. 2021. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Introdução: A gestão de pessoas é um importante desafio para o alcance das metas almejadas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), de maneira que a implantação de normas a partir do desenvolvimento de mecanismos que permitam a tomada de decisão no momento oportuno é elemento essencial para uma maior inserção e integração dos colaboradores, para a educação permanente e para a formação de profissionais, além do aprimoramento dos processos de gestão. O Dashboard é uma ferramenta que possibilita a rápida visualização de dados de forma integrada, atendendo a critérios de transparência, proporcionando a sistematização e a melhoria das informações prestadas. Percebe-se como fator essencial a elaboração e a disponibilização do Manual para a utilização dessa ferramenta que auxiliará os atores (alta gestão da empresa) a extrair as informações para a tomada de decisão de forma mais eficaz. Objetivo: Construir manual para a utilização da ferramenta Dashboard no gerenciamento de gestão de pessoas da Rede Ebserh. Metodologia: Trata-se de pesquisa tecnológica, com o método de revisão integrativa de literatura e com o método de pesquisa exploratória, a partir do desenvolvimento do Dashboard Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) (Levantamento de Diagnóstico: análise de dados, definição de layout e criação de páginas) e da elaboração do Manual (fase prévia – uso do Dashboard, importância de instituição do Manual e seleção de manuais da Rede – e fase executória – definição de objetivos e do conteúdo, descrição de siglas, criação da lista de figuras, elaboração do texto e organização de figuras e dados). Resultados: Manual do Dashboard DGP e Minuta de Artigo. Conclusão: Este estudo traz importantes contribuições para a área de políticas públicas de saúde no Brasil ao inovar na promoção de políticas direcionadas aos profissionais da Rede Ebserh perante critérios transparentes e informações sistematizadas. Espera-se que o Manual permita a operacionalização dos dados do Dashboard de forma clara e objetiva para os atores que o utilizam, melhorando o fluxo de gerenciamento e gerando a otimização da tomada de decisão das políticas a serem implantadas na empresa.
Abstract: Introduction: Human resource management is a big challenge to achieve goals desidered by Ebserh, in a manner that the implementation rules from the development of mechanisms for the making decision on the right moment is an essential element to greater insertion and integration of employees, for lifelong learning and for training of professionals, besides the improvement of management process. Dashboard is a tool that makes possible a quick view of data in integrated manner, considering criteria for transparency, providing systematization and improvement of provided information. Realize such as essential factor the elaboration and the provision of Manual Dashboard’s DGP to use this tool, due to help the actors (Chief Executive Officer – CEO’s) to extracting relevant information for more efficient making decision. Goal: Develop a manual for the use the tool of Dashboard on management human resource on Ebserh Network. Methodology: It is a technological research, with method of Integrative Literature Review (about Dashboards developed like a tool of management to subsidise the making decision’s improvement) and method of exploratory research for the development of panel tools (with a Diagnostic Survey: data analysis from Ebserh, layout definition and creating pages) and development of the Manual (with a preliminary phase – Dashboard’s development, importance of Manual’s establishment and delection of Network’s manuals – and a enforceable phase – definition of goals and content, description of abbreviations, creation of picture’s list, elaboration of the text and organizing figures and data). Results: Manual Dashboard’s DGP and Article. Conclusion: This study brings major contributions for health public policies in Brazil, inovating on promotion of policies targeted to professionals of Ebserh Network in front of transparent criteria and systematic information. It is expected that the Manual allows a clearly and objectively operationalization of Dashboard’s information to actors that use these, improving manager workflow and making decision of public policies that wil be implanted on Ebserh Network.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33419
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ManualutilizacaoDashboard_Oliveira_2021.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.