Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33818
Title: | Ensino de música (violão) em projetos sociais: um relato de experiência na Ong Ilha da Música |
Authors: | Silva, Erinaldo Edson da |
Advisor: | D'Amore, Ticiano Maciel |
Keywords: | ONG;Educação Musical;Música;Contribuição Social |
Issue Date: | 20-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | SILVA, Erinaldo Edson da. Ensino de Música (violão) em projetos sociais: um relato de experiência na Ong Ilha da Música. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
Portuguese Abstract: | O presente trabalho trata de um relato de experiência vivenciado nas aulas de violão na ONG Ilha da Música, localizada na comunidade da África no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal – RN., Por meio de autores que buscam compreender a educação musical com esses contextos e assim ajudar a construir um diálogo que fosse capaz de entender como essas instituições utilizam a música como meio para socializar crianças e adolescentes que na maioria das vezes essas ONGs estão localizadas em comunidades carentes. Então esse trabalho tem uma abordagem qualitativa que aconteceu por meio de estudo de caso para ajudar a compreender além das práticas musicais que acontecem dentro da ONG as suas contribuições sociais para os alunos que moram na comunidade, os resultados apresentados mostram que além da sincronia entre as respostas dos perguntados mostra que além de ter a oportunidade de aprender um instrumento ter a chance de ver um caminho melhor que é oportunizado pela ONG. |
Abstract: | The present work aims to identify and understand the guitar lessons as well as the musical and social practices that take place in the NGO Ilha de Música, located in the community of Africa in the Redinha neighborhood, in the North Zone of Natal - RN, through authors. that seek to understand music education with these contexts and thus help build a dialogue that would be able to understand how these institutions use music as a means to socialize children and adolescents that most often these NGOs are located in underserved communities. So this work has a qualitative approach that happened through case study to help understand beyond the musical practices that happen within the NGO their social contributions to students living in the community, the results presented show that beyond the sync between Respondents' answers show that in addition to having the opportunity to learn an instrument, they have a chance to see a better path that is provided by the NGO. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33818 |
Other Identifiers: | 20160104520 |
Appears in Collections: | EMUFRN - TCC - Música (licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ensinodemusica_Edson_2019.pdf | 669,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License