Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33894
Title: | O grupo de estudos Orff-Schulwerk em Natal/RN: a influência da abordagem de Carl Orff na prática docente dos participantes |
Authors: | Oliveira Neto, Fernando Martins de |
Advisor: | Santa Rosa, Amélia Martins Dias |
Keywords: | Educação musical;Música - Métodos;Abordagem Orff-Schulwerk |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | OLIVEIRA NETO, Fernando Martins de. O grupo de estudos Orff-Schulwerk em Natal/RN: a influência da abordagem de Carl Orff na prática docente dos participantes. Natal, RN, 2014. 52 f. Monografia (Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. |
Portuguese Abstract: | Esta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre prática docente. Tem como objetivo geral averiguar se as vivências musicais do Grupo de Estudos Orff-Schulwerk em Natal baseadas na abordagem de Carl Orff influenciam a prática docente de alguns professores de música participantes do grupo. Os objetivos específicos são identificar o que motiva esses professores a permanecerem no grupo, bem como os benefícios no campo pessoal e profissional que esta permanência acarreta. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a de estudo de entrevista e os dados analisados foram coletados por meio da técnica de entrevista semi-estruturadas com registros dos diálogos em áudio posteriormente transcritos e catalogados. Os resultados apontam para uma positiva influência experimentada no referido grupo de estudos na docência em música destes professores, além da percepção do desenvolvimento pessoal e profissional na maioria dos entrevistados. Esta pesquisa possibilitou esclarecimentos que ressaltam a importância do contato vivencial aprofundado com as metodologias e abordagens ativas do ensino da música como meio para o desenvolvimento e a formação continuada e reflexiva do educador musical. |
Abstract: | This research was conducted under the theme of teaching practices. Its general objective is to ascertain if the musical experiences of the Study Group Orff-Schulwerk, from the city of Natal, based on the Carl Orff approach influenced the teaching practices of the music teachers who took part in the group. The specific objectives are to identify what motivates these teachers to continue in the group, as well as the benefits entailed by the group in their personal and professional lives. The methodology used in this research was the study of interviews. The analyzed data was collected through the technique of semi -structured interviews registered in audio, which was transcribed and cataloged later. The results show a positive outcome on the music teaching of those who took part in that study group, and also a noticeable personal and professional development to most interviewees. This research elucidated the importance of a deep contact with the active methodologies and approaches of music teaching as a way to achieve development and a reflexive continuing education of the music teacher. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33894 |
Other Identifiers: | 2011030075 |
Appears in Collections: | EMUFRN - TCC - Música (licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRO NETO, F. M. de._O grupo de estudos ORFF_2014.2.pdf | Monografia - Licenciatura em Música - 2014 | 919,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.